Search
Search

Campos sexo e nome social em carteira de identidade devem ter mudanças

10/04/2023
em Brasil, Destaque, Gerais
Campos sexo e nome social em carteira de identidade devem ter mudanças

O governo prepara mudanças nos campos nome social e sexo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento padronizado que pretende substituir outras formas de identificação do cidadão, como o famoso RG, que é emitido por secretarias estaduais.

Por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10), a Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão criou um grupo de trabalho composto por representantes de cinco ministérios, além de Receita Federal e do Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação. O objetivo é propor alterações nas atuais regras, que foram estabelecidas em fevereiro de 2022, no governo de Jair Bolsonaro.

Em novembro, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), emitiu uma nota técnica com críticas ao decreto que estabeleceu as regras atuais. O texto prevê, por exemplo, a inclusão do nome de registro ao lado do campo nome social.

Para o PFDC, a previsão para a inclusão do nome de registro na CIN “não apenas configura flagrante violação do direito à autoidentificação da pessoa trans, como invalida a sua própria necessidade de uso, além de abrir perigoso precedente para a exposição vexatória de um nome que não representa a pessoa que se deseja identificar”.

O órgão também afirmou que “a exigência de inclusão do sexo biológico, além de não conter qualquer necessidade administrativa ou burocrática que a justifique, estimula violações dos direitos humanos das pessoas que apresentam um sexo registral diferente da sua identidade e expressão de gênero”.

Uma minuta para alterar as disposições sobre os campos sexo e nome social na Carteira de Identidade Nacional deverá ser apresentada em, no máximo, 60 dias, conforme o decreto publicado nesta segunda-feira (10).

Fonte: Agência Brasil

0
COMPARTILHAMENTOS
458
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: brasilcarteira de identidademudanças

Relacionado Posts

Polícia Militar deflagra operação contra o tráfico de drogas no bairro Jardim dos Ipês
Destaque

Polícia Militar deflagra operação contra o tráfico de drogas no bairro Jardim dos Ipês

24/05/2025
Vítimas de golpes no INSS terão suporte presencial nas agências dos Correios
Destaque

INSS retoma liberação de crédito com identificação biométrica

24/05/2025
Polícia Militar recupera veículo furtado na zona rural entre Passos e Alpinópolis
Destaque

Polícia Militar recupera veículo furtado na zona rural entre Passos e Alpinópolis

24/05/2025
Polícia Militar apreende mais de 100 pinos de cocaína em operação
Destaque

Polícia Militar apreende mais de 100 pinos de cocaína em operação

24/05/2025
Próximo Post
Piumhi vai soltar 15 mil alevinos no rio São Francisco

Piumhi vai soltar 15 mil alevinos no rio São Francisco

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo
×