Neste sábado, 06 de abril, o renomado cartunista e dentista Ziraldo Alves Pinto faleceu aos 91 anos de idade. A triste notícia foi confirmada pela família durante esta tarde.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Ziraldo, conhecido por sua criação icônica “O Menino Maluquinho”, nos deixou enquanto dormia em seu apartamento no bairro Lagoa, na região sul do Rio de Janeiro.
Nascido em 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo teve seu talento artístico reconhecido desde cedo. Seu primeiro desenho foi publicado aos seis anos de idade no jornal “A Folha de Minas”.
Iniciando sua carreira na década de 1950, Ziraldo trabalhou para diversas revistas, incluindo “Era uma vez…” e “A Cigarra”, antes de alcançar grande destaque na revista “O Cruzeiro”.
O grande sucesso veio em 1980 com o lançamento de “O Menino Maluquinho”, que se tornou uma obra emblemática e atravessou gerações, conquistando espaço até mesmo em plataformas de streaming e redes sociais.
Em 2003, a cidade natal de Ziraldo prestou-lhe uma homenagem inaugurando a estátua do Menino Maluquinho, uma obra monumental de oito metros de altura elaborada pelo artista João Resende Alvim Soares, da cidade de Manhumirim (MG). A estátua, feita de resina de fibra revestida com massa sintética enrijecedora, passou por uma revitalização em 2022, mantendo viva a memória e o legado do grande mestre Ziraldo Alves Pinto.
O criador de Menino Maluquinho também tinha uma instituição, o Instituto Ziraldo com o objetivo de preservar e disponibilizar o acervo visual e intelectual do artista.
Ziraldo deixa três filhos, esposa e netos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Fonte: Onda Poços
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4