A Cemig firmou uma parceria tecnológica com o Google Cloud, visando fortalecer e acelerar suas iniciativas de inovação. A colaboração proporcionará um ambiente robusto, escalável e seguro para experimentação, testes e validação de soluções inovadoras, além de oferecer suporte técnico especializado e treinamentos. Essa parceria faz parte do programa Inova Cemig, que tem o objetivo de desenvolver soluções para os desafios do setor elétrico no contexto da transição energética.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Com a parceria, startups, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e universidades que participam do Inova Cemig poderão acessar as tecnologias modernas oferecidas pelo Google Cloud. Segundo Tales Brumon, gestor do Núcleo de Inteligência Artificial da Cemig, o suporte do Google Cloud ajudará a acelerar a entrega de produtos tecnológicos ao mercado, reforçando o compromisso da empresa com o ecossistema de inovação no Brasil.
Maurício Dall’Agnese, diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, destacou o compromisso da companhia em desenvolver soluções que viabilizem a transição energética, com foco na aplicação de Inteligência Artificial para otimizar recursos e aumentar a eficiência. Já Leonardo Almeida, diretor de Energia, Recursos Naturais e Manufatura do Google Cloud Brasil, ressaltou o papel da infraestrutura de nuvem do Google Cloud, otimizada para IA, na construção de soluções rápidas, seguras e eficientes.
Sobre o programa Inova Cemig, ele busca enfrentar os desafios da transição energética e promover a sustentabilidade e a eficiência no setor de energia. O programa apoia o ecossistema de inovação, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de projetos em áreas como Inteligência Artificial, geração sustentável, descarbonização, eletromobilidade, smart grids e armazenamento de energia. Mais informações estão disponíveis no portal Inova Cemig e no LinkedIn.