Search
Close this search box.

CRLV 2023: Governo alerta sobre Início da emissão do para placas de finais 1, 2 e 3 em MG

0
COMPARTILHAMENTOS
398
VISUALIZAÇÕES

A contagem regressiva para a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 começou. A partir da próxima sexta-feira (1/9), os proprietários de veículos com finais de placa 1, 2 e 3 devem estar atentos às datas de renovação. A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está emitindo o alerta, destacando a importância do cumprimento dos prazos.

Os automóveis com finais de placa 4, 5 e 6 têm até o dia 30/9 para realizar o licenciamento, enquanto os veículos com finais de placa 7, 8, 9 e 0 têm prazo até 31/10 para renovar o documento.

A obtenção do CRLV 2023 requer que o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e possíveis multas estejam quitados. Além disso, não deve haver restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

É importante destacar que a falta do documento atualizado após o prazo estabelecido é considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na carteira de habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e uma multa de R$ 293,47, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mutirão Online para Regularização

Até o dia 31/8, a CET-MG está promovendo um mutirão online para a regularização do CRLV 2023. O atendimento virtual é realizado das 8h30 às 16h.

O serviço está acessível por meio do site www.transito.mg.gov.br, onde os proprietários podem clicar na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Para usufruir do serviço, é necessário preencher um formulário eletrônico com informações do veículo. O sistema, em seguida, informa quaisquer pendências que precisam ser resolvidas para a emissão do licenciamento.

Em caso de dúvidas, os proprietários de veículos podem optar por uma ligação de vídeo para se comunicar com um atendente, que irá fornecer assistência em relação aos procedimentos necessários para a regularização do veículo, bem como auxiliar na geração de guias de pagamento.

Lucas Vilas Boas, chefe de trânsito de Minas Gerais, destaca que o mutirão oferece aos cidadãos uma oportunidade ágil e segura de identificar pendências e obter soluções, sem a necessidade de deslocamento para um atendimento presencial.

Emissão do CRLV

Os proprietários podem verificar pendências e imprimir o CRLV por meio do site www.transito.mg.gov.br. Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser feita em papel sulfite branco tamanho A4, utilizando tinta preta, em uma única página, garantindo a legibilidade do QR-Code.

Além do site, o serviço está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Fonte: Agência Minas 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

 

×