Pesquisar
Pesquisar

Delfinópolis decreta situação de emergência nas balsas

10/10/2023
em Cássia/MG, Destaque
Delfinópolis decreta situação de emergência nas balsas

A prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Leite Lemos, decretou situação de emergência nas balsas que fazem o transporte de carga e de passageiros entre o município e Cássia. No último domingo, 8, a travessia de caminhões foi suspensa.

A prefeitura também prevê, a qualquer momento, a suspensão da travessia de forma definitiva e a compra de bens e serviços, com dispensa de licitação, no que couber, para resolver o problema na travessia.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Delfinópolis no final da tarde desta segunda-feira, duas balsas estavam em operação e a travessia de veículos de passeio e de caminhões já estava liberada.

De acordo com o decreto, “A precariedade apresentada pelas embarcações e falta de manutenção já refletem na economia local, que depende do turismo e da produção agrícola”.

No decreto, a prefeitura determina que o documento deve perdurar durante o cenário considerado “anormal” e até que Furnas regularize a situação por meio de manutenção nas embarcações. O documento também previa que a travessia de caminhões deveria permanecer suspensa até a liberação da embarcação Canastra ou da embarcação Rio Grande 2005.

“Fica decretado, pelo prazo que perdurar o cenário anormal, situação de emergência na Travessia por Balsa entre o Município de Delfinópolis e o Município de Cássia/MG, até que seja regularizada pela empresa Furnas Centrais Elétricas todas as manutenções das embarcações disponíveis no Município. A Administração poderá a qualquer momento suspender a travessia de forma definitiva, a fim de resguardar a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, em razão das condições das embarcações”, diz o decreto.

“Fica autorizada a compra de bens e serviços necessários para atender a situação de emergência, caso a empresa Furnas Centrais Elétricas não o faça, nos termos do artigo 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/1993. Os materiais adquiridos e os serviços contratados devem ser destinados exclusivamente à solução dos problemas causados pela situação emergencial. O processo de dispensa de licitação será instruído, no que couber, no mínimo com os seguintes elementos: I – caracterização da situação emergencial que justifique a dispensa; II – razão de escolha do fornecedor ou executante; III – justificativa de preço; IV – declaração de existência de recursos financeiros para suportar a despesa. Fica liberada, a cotação prévia de preços, com no mínimo três fornecedores, bastando para tanto, justificar o preço ofertado pelo fornecedor ou executante”, diz o documento.

De acordo com a prefeitura, o município possui as embarcações Canastra, Rio Grande IV, Rio Grande 2005, São João Batista do Glória, Delfinópolis 1 e os rebocadores Nossa Senhora dos Navegantes VII e Nossa Senhora dos Navegantes X, mas só a balsa São João Batista do Glória, com capacidade aproximada de transportar cerca de 12 veículos pequenos (carros), está em funcionamento.

Ainda segundo o decreto, o rebocador Nossa Senhora dos Navegantes VII está em manutenção devido a água no convés da praça de máquina e seu reserva, Nossa Senhora dos Navegantes X, está inoperante por problemas mecânicos.

A prefeitura também informa que as balsas Rio Grande 2005 (Amarela) e Delfinópolis 1 estão e que a balsa Rio Grande IV está em reforma há aproximadamente cinco meses. De acordo com a prefeitura, turistas e moradores têm enfrentado cerca de sete horas na fila para atravessar o Rio Grande.

No início de abril deste ano, a Prefeitura de Delfinópolis decretou situação de emergência na travessia da balsa sobre o Rio Grande.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

0
COMPARTILHAMENTOS
238
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: balsasdelfinopolisemergênciaprefeita

Relacionado Posts

Tribunal de Contas aprova realização da Marcha para Jesus feita pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro
Destaque

Tribunal de Contas aprova realização da Marcha para Jesus feita pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro

27/08/2025
Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos
Destaque

Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos

26/08/2025
Apostador do Sul de Minas ganha mais de R$ 500 mil na Lotofácil
Destaque

Aposta de R$ 3,50 registrada em Minas Gerais leva prêmio milionário da Lotofácil

26/08/2025
Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária
Destaque

Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária

26/08/2025
Próximo Post
Mapa Gestacional, reprogramação energética e mais, saiba o que Anitta fez no Sul de Minas

Mapa Gestacional, reprogramação energética e mais, saiba o que Anitta fez no Sul de Minas

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo