Dia da Democracia destaca evolução do direito ao voto e participação popular

15/09/2026
em Destaque, Destaque
Minas Gerais lidera número de eleitores analfabetos no país e soma mais de 637 mil em 2026

O Dia da Democracia, celebrado nesta terça-feira (15), reforça a importância da participação da população nas decisões políticas e da realização de eleições livres e periódicas. No Brasil, 158,7 milhões de eleitoras e eleitores devem ir às urnas em 4 de outubro para escolher seus representantes para os próximos quatro anos.

A data é celebrada mundialmente em referência à aprovação, em 15 de setembro de 1997, da Declaração Universal da Democracia, assinada por 128 países, incluindo o Brasil. O documento estabelece princípios relacionados ao funcionamento de governos democráticos, à igualdade perante a lei e à participação popular.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

No sistema democrático, o voto é um dos principais instrumentos de exercício da cidadania. Por meio dele, a população escolhe representantes e participa da definição dos rumos políticos do país. A participação eleitoral também envolve o acesso a informações confiáveis e a análise das propostas apresentadas pelas candidaturas.

Direito conquistado ao longo da história
O direito ao voto no Brasil passou por diferentes etapas até chegar ao modelo atual. Durante o Império, entre 1822 e 1889, a participação eleitoral era restrita a homens livres que atendiam a determinados critérios de renda. Mulheres e pessoas escravizadas não tinham direito ao voto.

Em 1881, a Lei Saraiva proibiu o voto dos analfabetos, restrição que permaneceu por mais de um século e só foi revertida em 1985. Durante a Primeira República, entre 1889 e 1930, a participação eleitoral continuou limitada e marcada por práticas como o voto de cabresto.

As mulheres conquistaram o direito de votar em 1932, posteriormente consolidado pela Constituição de 1934. Já durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, as eleições para cargos políticos foram suspensas, os partidos foram extintos e a Justiça Eleitoral deixou de funcionar.

Outro período de forte restrição à participação política ocorreu durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Nesse período, a população não perdeu completamente o direito de votar, mas deixou de escolher diretamente o presidente da República. Em determinados momentos, governadores e prefeitos de algumas cidades também passaram a ser escolhidos indiretamente ou nomeados.

Em 1984, a campanha Diretas Já mobilizou a sociedade em defesa da retomada das eleições diretas para presidente. A proposta não foi aprovada pelo Congresso, e a eleição presidencial de 1985 ainda ocorreu de forma indireta. As eleições diretas para presidente foram retomadas em 1989.

Constituição de 1988 ampliou participação
A Constituição Federal de 1988 consolidou importantes garantias democráticas e definiu o voto como direto, secreto, universal e de igual valor para todos.

Atualmente, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Além das eleições, a Constituição prevê outras formas de participação política, como plebiscito, referendo e iniciativa popular.

A trajetória do voto no Brasil demonstra uma ampliação gradual da participação política. De um sistema que durante muito tempo excluiu parcelas significativas da população, o país passou a adotar um modelo baseado no sufrágio universal, permitindo que diferentes grupos da sociedade participem da escolha de seus representantes e das decisões que definem os rumos do país.

Nesse contexto, o exercício do voto representa não apenas um direito assegurado pela Constituição, mas também uma das principais formas de participação cidadã e de fortalecimento da democracia.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/J08Cx2v2HiwATN1Ontl3NV?s=cl&p=i&ilr=0
0
COMPARTILHAMENTOS
15
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: democraciadireitoevoluçãopopularvoto

Relacionado Posts

Justiça Eleitoral divulga cronograma de preparação para as Eleições 2026 em Carmo e Conceição da Aparecida
Destaque

Justiça Eleitoral divulga cronograma de preparação para as Eleições 2026 em Carmo e Conceição da Aparecida

15/09/2026
VÍDEO: Discussão por suposto furto de celular termina em agressão em Areado
Destaque

VÍDEO: Discussão por suposto furto de celular termina em agressão em Areado

15/09/2026
Equipe Papa-Léguas representa Carmo do Rio Claro no 5º Circuito Pintado Canastra Racing
Destaque

Equipe Papa-Léguas representa Carmo do Rio Claro no 5º Circuito Pintado Canastra Racing

15/09/2026
VÍDEO: Senhorzinho rouba a cena em festa de peão de Campos Gerais e conquista as redes sociais
Destaque

VÍDEO: Senhorzinho rouba a cena em festa de peão de Campos Gerais e conquista as redes sociais

15/09/2026
Próximo Post
VÍDEO: Discussão por suposto furto de celular termina em agressão em Areado

VÍDEO: Discussão por suposto furto de celular termina em agressão em Areado

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.