Search
Close this search box.

‘Dinheiro esquecido’: pedidos de resgate começam amanhã

0
COMPARTILHAMENTOS
3
VISUALIZAÇÕES

O período de consultas das quantias e agendamentos para resgate do “dinheiro esquecido” no Sistema Valores a Receber, do Banco Central, criado para que as pessoas possam retirar montantes que haviam sido deixados para trás em contas bancárias, começa nesta segunda-feira, 7.

Assim como foi feito com o auxílio emergencial, a retirada deste dinheiro dos bancos será feita de maneira escalonada, sendo que, neste primeiro momento, entre segunda e sexta-feira, 11, apenas pessoas nascidas antes de 1968 (até 1967) poderão ter acesso.

Como vai funcionar o saque de ‘dinheiro esquecido’?

De acordo com o Banco Central, por meio deste link, será possível saber se há alguma quantia a ser sacada e, caso positivo, data e período serão agendados, a partir de segunda, para que isso seja feito, seguindo o escalonamento. Até lá, as consultas podem ser feitas apenas com CPF e data de nascimento, para pessoas físicas, e CNPJ e data de criação da empresa, para pessoas jurídicas.

Dois períodos serão utilizados para resgates: das 4h às 14h e das 14h à 00h. Não é preciso memorizar data e hora do “saque”, é possível consultar tudo novamente. Você precisará voltar ao sistema do BC no período sinalizado. Caso a pessoa esqueça de realizar o acesso, uma repescagem, no sábado, 12, será disponibilizada, durante todo o dia, das 4h à 00h. Porém, se esquecer deste também, o saldo poderá ser solicitado por mais uma vez a partir de 28 de março.

Como sacar o ‘dinheiro esquecido’?

Será necessário realizar login por meio da conta Gov.br, do governo federal, com certificações de segurança em níveis prata ou ouro. Para saber como funciona o Gov.br, . Após o acesso ao sistema, leia e aceite o Termo de Responsabilidade.

Como elevar nível de segurança?

Alguns brasileiros se surpreenderam com a mensagem de que é preciso elevar o nível de segurança do acesso à conta no gov.br para conseguir resgatar os valores. Quando o usuário faz uma conta com número de CPF e senha no gov.br, automaticamente ele recebe o selo ‘bronze’ do nível de segurança. Mas o sistema do Banco Central exige selo ‘prata’ ou ‘ouro’ para resgate do dinheiro no Sistema de Valores a Receber.

Fonte: Terra

×