Dois turistas foram resgatados após se perderem em uma área de serra localizada a cerca de 20 km de São João Batista do Glória (MG), na última terça-feira (1°). O local é de difícil acesso e é conhecido como região dos Canteiros,
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A operação contou com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de voluntários da comunidade local.
As autoridades receberam inicialmente apenas os números de telefone das vítimas. Após diversas tentativas, os bombeiros conseguiram contato com um dos turistas, que relatou não saber exatamente onde estavam. Ele informou ainda que o amigo havia sofrido uma queda, lesionando o pé esquerdo e travando a coluna, o que o impossibilitava de se mover.
Segundo os bombeiros, o homem estava em estado de forte abalo emocional, enviando mensagens de áudio chorando. Após ser acalmado, ele conseguiu compartilhar a localização via celular, o que permitiu o envio imediato de uma equipe de resgate, com apoio do SAMU de Passos.
Como a área é formada por trilhas estreitas e terreno montanhoso de difícil acesso, os bombeiros iniciaram a busca a pé, utilizando equipamentos apropriados e sinalização sonora e luminosa.
Após cerca de 1h30 de caminhada por aproximadamente 3 km, os socorristas encontraram o primeiro turista, de 39 anos. Ele estava desidratado, desorientado, mas conseguiu guiar a equipe até o ponto onde havia deixado o companheiro ferido.
O segundo turista, de 45 anos, foi localizado deitado no chão, com dores intensas na região lombar e no pé esquerdo. Após receber os primeiros atendimentos e ser imobilizado, iniciou-se o transporte da vítima por um trecho bastante íngreme e cercado por barrancos — o único caminho possível exigia a subida até o topo da montanha.
No alto, os bombeiros receberam o reforço de militares de folga, voluntários e proprietários de pousadas da região, que auxiliaram na retirada da vítima. Com esse apoio, o grupo percorreu mais 3 km até alcançar a viatura do Corpo de Bombeiros. De lá, o turista ferido foi levado consciente ao hospital.
Os turistas foram identificados como Mateus Dalfre, de 39 anos, e Luis Carlos Rodrigues, de 45.
Fonte: Jornal Folha Regional
