Fazendas de café em Alpinópolis estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Trabalho e pela Polícia Federal. A operação durou dois dias (11 e 12 de junho) e tem como alvo, garantir o cumprimento das leis trabalhistas e confiscar as condições de trabalho.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A iniciativa surgiu após denúncias de irregularidades nas fazendas de café da região. Entre os apontamentos estão trabalho análogo à escravidão e exploração infantil. A fiscalização da MPT e da PF incluiu diversas propriedades rurais de Alpinópolis.
Para o cumprimento das investigações, as equipes conversaram com os trabalhadores rurais, avaliaram as condições de trabalho e também de alojamento. O trabalho também incluiu a verificação dos equipamentos de produção individual (EPIs) e demais normas de segurança e saúde no trabalho.
Dentre as pesquisas, a operação conseguiu identificar algumas irregularidades. São elas: falta de registro, jornadas de trabalho excessivas e alojamentos inadequados. Agora, os empregadores serão notificados e poderão enfrentar ações judiciais. Os órgãos garantem que a fiscalização desses ambientes é fundamental para assegurar a dignidade do trabalhador e seus direitos.