Search
Close this search box.

Horário de verão não volta este ano; Ministério de Minas e Energia vê mudança desnecessária

0
COMPARTILHAMENTOS
432
VISUALIZAÇÕES

Apesar do desejo de parte da população, o horário de verão não será retomado em 2023. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia na tarde desta sexta-feira (22), em nota enviada ao Hoje Em Dia.

No comunicado, o Ministério informou que foi implantado um planejamento seguro desde os primeiros meses do governo, e os dados não apontaram, até o momento, a necessidade de implementação do horário de verão. No entanto, o ministério não detalhou qual foi o plano usado para embasar a decisão.

Dividindo opiniões, o tema voltou a ser discutido com mais força desde o período eleitoral de 2022, sobretudo nas redes sociais. Em uma enquete realizada em novembro do mesmo ano, o à época presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou a questão em pauta. Na ocasião, 69% dos votos foram favoráveis ao retorno.

O horário de verão foi realizado pela última vez em 2018, no governo do presidente Michel Temer (MDB). Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro extinguiu o horário sob alegação de que as mudanças no hábito de consumo de energia tornaram a prática desnecessária.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão surgiu como uma estratégia para reduzir o consumo de energia por meio do aproveitamento da iluminação solar.

Fonte:  Hoje em Dia

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

×