Os incêndios criminosos que afetam várias regiões do Brasil, especialmente São Paulo e Minas Gerais, estão causando sérios prejuízos ao setor sucroalcooleiro. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro, principal polo de cana-de-açúcar do Estado, foi gravemente afetado, com cerca de 35% da safra ainda não colhida sendo destruída pelas chamas. A queima antecipada da cana pode comprometer a qualidade da matéria-prima, impactando a produção de açúcar e etanol.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A seca prolongada no Estado também preocupa, pois pode afetar a rebrota da cana e, consequentemente, a próxima safra. O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, destaca a importância de uma estrutura robusta de prevenção e combate a incêndios, que inclui caminhões-pipa e colaboradores treinados pelo Corpo de Bombeiros.
Em São Paulo, os incêndios, que afetam quase 50 cidades, podem resultar em prejuízos superiores a R$ 1 bilhão. O governador Tarcísio de Freitas mencionou investigações sobre a possível participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) na propagação dos incêndios. A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) prevê impactos diretos nos preços do açúcar e do etanol devido à redução na produtividade e à perda de biomassa.
Fonte: Portal da Cidade de Guaxupé
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4