A Prefeitura de Poços de Caldas informou na tarde desta quarta-feira, 25, que suspeita que o sistema de gestão, administrado por uma empresa contratada, tenha sido alvo de crime cibernético.
Segundo a nota, a empresa contratada para fornecer o sistema de gestão da Prefeitura comunicou que no início da semana foram recebidos alguns chamados reportando inoperância dos sistemas que comercializa em alguns de seus clientes.
A equipe técnica, ao verificar as ocorrências, deparou com a tentativa de ações maliciosas com objetivo de acessar dados dos clientes, ou mesmo, impedir os usuários diversos de acessarem os sistemas para seus trabalhos de rotina.
A empresa disse que hackers teriam invadido o sistema da Prefeitura de Poços de Caldas e só devolveria caso fosse pago R$ 15 milhões para o resgate dos dados.
Conforme boletim de ocorrência (BO) registrado, a secretária da prefeitura informou ao setor responsável pelo processamento de dados do sistema de informações gerais da administração municipal estava fora do ar. De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, por causa da invasão, algumas guias e documentos não estão sendo emitidos virtualmente. A administração municipal salienta que, quem precisar delas, pode ir pessoalmente à prefeitura que tudo será feito de maneira presencial.
Ainda conforme a assessoria, existe um HD de segurança, por isso, o serviço segue em funcionamento. A memória central está sendo realimentada com os dados que existiam no backup. A empresa informou à prefeitura que até o fim da semana espera ter regularizado a situação.