O mestre Reginaldo Santana, de 68 anos, fundador e presidente da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, foi convidado a participar da pré-formatura do professor Ursão, realizada no teatro do Centro Esportivo Universitário Jambeiro (CEU) em Guaianases, na zona leste de São Paulo. Reconhecido como autoridade na capoeira, Santana foi incluído no workshop para ministrar palestras, vivenciar a prática da modalidade, participar de rodas de samba e outras atividades para um público de mais de 500 pessoas. O evento também contou com a troca de cordas de centenas de capoeiristas de diversos núcleos da capital e região metropolitana.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Santana esteve acompanhado do mestre Marcão e do filho Kauã, ambos de Alpinópolis. Desde ontem, eles e outro filho de Reginaldo, Renê Santana, participam de um encontro regional de capoeira em Orlândia, próximo a Ribeirão Preto. Nos dois finais de semana seguintes, o grupo estará presente nos núcleos de Campinas e Franca.
Fundada há 45 anos em Passos, a Associação Nosso Senhor do Bonfim tem núcleos em Portugal e Alemanha, além de unidades em mais de 100 municípios, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Bahia, incluindo Itabuna, cidade natal de Santana. A associação é filiada à Federação Mineira e à Confederação Brasileira de Capoeira, onde Santana atua como vice-presidente e membro, respectivamente. Na Confederação Internacional, com sede em São Paulo, ele é integrante da Diretoria de Competições da Capoeira Regional.
“Temos núcleos na América Latina e Europa, com projetos de levarmos a capoeira para os demais continentes, pleiteando junto aos órgãos esportivos mundiais, que a modalidade passe a ser incluída nos Jogos Olímpicos,” comentou o mestre baiano, radicado em Passos desde o final da década de 70.
Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, Passos, sede da Associação fundada por Santana, será palco de um grande encontro nacional de capoeira, reunindo centenas de capoeiristas de vários estados para a troca de cordas e graduações de novos professores, contramestres e mestres. O evento também visa a elaboração do calendário oficial de eventos de 2025, fortalecendo ainda mais a capoeira no Brasil e no mundo.
Fonte: Clic Folha
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4