Metade dos pacientes com dengue pode não apresentar sintomas; entenda os riscos

14/02/2024
em Sem categoria
Prefeitura realiza pregão para compra de adulticida para fumacê em Carmo

Após o Brasil ultrapassar a marca de 500 mil casos prováveis de dengue, a mais recente preocupação de especialistas é quanto aos pacientes assintomáticos. Isso porque, o fato de as pessoas não apresentarem quaisquer sintomas da doença pode ajudar na propagação mais rápida do vírus. E, segundo especialistas, metade dos doentes não manifesta os sinais.

Chamada de transmissão silenciosa, essa condição se configura como um alerta porque apesar de a pessoa não estar “sentindo nada”, ela tem o vírus da dengue circulando pelo corpo. No caso de ser picada pelo aedes aegypti, o inseto se contamina e, cerca de dias depois, já poderá espalhar a doença.

“A gente acredita até que a maioria dos casos é de assintomáticos. Esses pacientes têm o que a gente chama de viremia, ou seja, eles têm o vírus no sangue mesmo não tendo sintomas. Por isso, o uso de repelente e de roupas compridas é fundamental para tentarmos minimizar o problema da transmissão,” destaca a infectologista do Hermes Pardini, Melissa Valentini.

A médica ainda lembra que o repelente deve ser a última coisa a ser passada na pele, depois do creme e do protetor solar. “O produto deve ser usado três vezes ao dia, não devendo passá-lo e colocar a roupa por cima, inclusive existem tipos de repelentes que podem ser usados por cima da roupa. Também é bom utilizar roupas de cor clara, porque elas repelem o mosquito, enquanto as escuras, o atraem.”

Dengue em Minas

No ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3). Ao menos 12 pessoas tiveram morte confirmada por causa da dengue no Estado.

Fonte: O Tempo 

0
COMPARTILHAMENTOS
294
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: denguesintomas

Relacionado Posts

Homem fica ferido após capotamento de veículo em ribanceira na MG-267
Destaque

Homem fica ferido após capotamento de veículo em ribanceira na MG-267

13/04/2026
Atletas do Projeto Lutando Juntos conquistam 43 medalhas e um troféu para Carmo na disputa do III OPEN MINAS GERAIS DE KARATÊ
Destaque

Atletas do Projeto Lutando Juntos conquistam 43 medalhas e um troféu para Carmo na disputa do III OPEN MINAS GERAIS DE KARATÊ

13/04/2026
JEMG 2026 bate recorde de participação e inicia etapa microrregional em São João Batista do Glória
Sem categoria

JEMG 2026 bate recorde de participação e inicia etapa microrregional em São João Batista do Glória

12/04/2026
VÍDEO | Motoclubes se unem por causa nobre no 2º Capacete Solidário em Carmo do Rio Claro (MG)
Destaque

VÍDEO | Motoclubes se unem por causa nobre no 2º Capacete Solidário em Carmo do Rio Claro (MG)

12/04/2026
Próximo Post
CORREÇÂO | Verba para festividades de Carmo não sofre bloqueio judicial

Prefeitura de Carmo divulga lista de convocados do Processo Seletivo 2023

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.