Uma forte frente fria no Brasil, prevista para esta semana, deve ser causada pelo aquecimento súbito atmosférico, resultado das altas temperaturas registradas na Antártida nos últimos dias.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, explicou que o aquecimento enfraquece o movimento dos ventos ao redor da Antártida, que, normalmente, retêm o frio na região.
Como resultado, o ar polar consegue escapar mais facilmente para áreas tropicais, afetando de forma significativa Argentina, Paraguai, Uruguai, partes da Bolívia e grande parte do Centro-Sul do Brasil.
O fenômeno de aquecimento súbito atmosférico, que eleva as temperaturas na Antártica e na baixa estratosfera, enfraquece os ventos conhecidos como vórtice polar.
As principais causas desse fenômeno são o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento do gelo. Ele é considerado raro no Hemisfério Sul e pode ocorrer nos próximos dias.
A semana que começa quente e seca ainda sobre grande parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas e entre a sexta e o fim de semana.
O frio volta, com uma queda nas temperaturas mínimas também em alguns estados da Região Norte.
Minas Gerais
Minas Gerais deve enfrentar a primeira frente fria do ano neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio avançará de forma continental pelo país, fazendo as temperaturas caírem no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e até no sul da Região Norte do Brasil.
A onda de frio terá início no Sul do país a partir desta quarta-feira (7/8), mas deve chegar a Minas apenas no fim de semana. A previsão indica que as temperaturas vão cair de sexta-feira (9/8) para sábado (10/8). Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, haverá um aumento de nebulosidade no Sul de Minas e na Zona da Mata, com possibilidade de chuva fraca no sábado.
“Junto da frente fria, está vindo uma massa de ar polar, que deverá causar um ligeiro declínio das temperaturas no estado, principalmente no Sul de Minas, na Zona da Mata, no Triângulo e na Região Central entre sábado e domingo”, disse o especialista.
De acordo com o meteorologista, não há risco de geadas, podendo ocorrer chuva fraca apenas na noite de sexta-feira e até sábado no Sul de Minas e na Zona da Mata. Na Grande BH, não há previsão de chuvas, apenas uma queda de temperatura. A máxima cai de 30ºC na sexta para 26ºC no sábado, enquanto a mínima cai de 15ºC para 10ºC.Passado o fim de semana, as temperaturas voltam a subir na segunda-feira (12/8). No entanto, devido à ausência de nebulosidade à noite, as mínimas devem permanecer baixas na próxima semana.