Pesquisar
Pesquisar

Ministério Público realiza operação contra organização criminosa; Passos está entre as cidades investigadas

31/03/2023
em Cidades, Destaque, Passos/MG
Polícia Civil investiga caso de pai que torturou o filho no Sul de Minas

O Ministério Público lançou hoje (31) uma operação para combater uma organização criminosa especializada em roubo e clonagem de caminhonetes e veículos de luxo. A operação ocorre em seis estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Passos (MG) e conta com a emissão de 10 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em 16 municípios do país.

As cidades envolvidas são: Passos (MG), Piumhi (MG), Capitólio (MG), Itaú de Minas (MG), Fronteira (MG), Franca (SP), Bebedouro (SP), Bauru (SP), Londrina (PR), Arapongas (PR), Rolândia (PR), Itajaí (SC), Campo Grande (MS), Naviraí (MS), São Luís (MA) e Presidente Dutra (MA). Além disso, a quadrilha também é investigada por estelionato e lavagem de dinheiro. Até o momento, o MP identificou pelo menos oito veículos roubados, avaliados em R$ 2,3 milhões.

A Operação Vicário conta com o apoio das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, além dos Gaecos dos outros municípios envolvidos. Onze promotores de Justiça, nove servidores do Ministério Público, 114 policiais militares e 26 policiais civis estão participando das diligências. As investigações seguem em andamento.

O CASO

O Ministério Público (MP) desvendou uma sofisticada organização criminosa que operava em âmbito interestadual, especializada no roubo e clonagem de veículos de luxo. A quadrilha utilizava equipamentos eletrônicos de última geração para codificar chaves e dar partida nos motores dos veículos roubados.

Após subtrair os automóveis, os criminosos adulteravam a numeração do chassi e outros sinais identificadores, além de replicar placas e transplantar documentos de registro, a fim de clonar os veículos. Essas ações tinham como objetivo dificultar o rastreamento documental e físico dos automóveis e conferir uma aparência lícita às transações comerciais simuladas.

Uma particularidade desse grupo criminoso, segundo o MP, foi o superdimensionamento de seus lucros. Ao invés de se limitarem à venda dos veículos clonados no mercado clandestino, os criminosos passaram a adotar uma modalidade mais lucrativa. Eles vendiam parte dos automóveis clonados pelo preço de mercado, enganando compradores que acreditavam estar adquirindo veículos originais.

O desmantelamento dessa organização criminosa é um passo importante na luta contra o roubo e a clonagem de veículos no país. A atuação conjunta das autoridades e a conscientização da população são fundamentais para combater esse tipo de crime e proteger os consumidores de fraudes.

0
COMPARTILHAMENTOS
158
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: carros de luxoministerio publicopassos

Relacionado Posts

VÍDEO: Rede Globo aposta no doce carmelitano: Rita Doceira é entrevistada em programa do GNT
Destaque

VÍDEO: Rede Globo aposta no doce carmelitano: Rita Doceira é entrevistada em programa do GNT

27/08/2025
Fonte: Johnson Dias/Agência Brasil
Destaque

Debate sobre vício em jogos é preocupação do setor e será abordado no BiS SiGMA 2026

27/08/2025
Supermercado é interditado pela Vigilância Sanitária após flagrante de irregularidades
Destaque

Supermercado é interditado pela Vigilância Sanitária após flagrante de irregularidades

27/08/2025
VÍDEO: Mulher é atropelada por carro em alta velocidade e fica em estado grave
Destaque

VÍDEO: Mulher é atropelada por carro em alta velocidade e fica em estado grave

27/08/2025
Próximo Post
Caixa conclui pagamento de março do novo Bolsa Família

Caixa conclui pagamento de março do novo Bolsa Família

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo