Search
Close this search box.

Olimpíada Mineira de Foguetes acontece em Alpinópolis; Mais de 400 alunos e cinco estados presentes

Foto: Folha da Manhã
0
COMPARTILHAMENTOS
1.2k
VISUALIZAÇÕES
A primeira edição da Olimpíada Mineira de Foguetes (OMF) aconteceu no último sábado no Monte das Oliveiras, reunindo aproximadamente 450 estudantes de 72 escolas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão. A competição, que teve um forte caráter científico e educativo, foi organizada pela Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, mantenedora do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc).

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Os competidores foram divididos em três níveis, conforme a série escolar e o tipo de foguete construído. No nível 2, alunos do 5º ano do ensino fundamental lançaram foguetes por impulso simples. No nível 3, estudantes do 6º ao 9º ano utilizaram a pressão manual como mecanismo de lançamento, e no nível 4, alunos do ensino médio empregaram uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio para propulsão. A cerimônia de premiação celebrou os talentos e esforços dos alunos, com troféus e medalhas para os vencedores e prêmios em dinheiro para os professores que coordenaram as equipes.

Em paralelo à competição, ocorreu o concurso fotográfico “Melhor Ângulo dos Monumentos Bíblicos do Monte das Oliveiras”. Os participantes tiveram a oportunidade de capturar a beleza dos monumentos bíblicos de Alpinópolis, sendo avaliados em critérios como composição, criatividade e técnica fotográfica.

A abertura oficial do evento contou com a presença de notáveis como Sebastião Sandre Ângelo, presidente da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis; Rafael Freire, prefeito da cidade; João Canalle, presidente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e Luciano Marins, representante da Rede Pitágoras. As autoridades enfatizaram a importância da OMF para estimular o interesse dos jovens por ciências e tecnologia, além de destacar a importância da criatividade e do trabalho em equipe.

A realização da OMF foi possível graças ao apoio de diversas instituições, incluindo o Sicoob Credialp, que ofereceu suporte financeiro e logístico, a Prefeitura de Alpinópolis, através das Secretarias de Cultura, Lazer e Turismo e de Educação, além da Associação Filantrópica Apóstolos de Cristo, que cedeu o espaço para o evento.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

 

×