Uma grande operação integrada de fiscalização, batizada de Mãos de Ferro II, foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (15), por volta das 8h, no município de Poços de Caldas. A ação teve como objetivo combater o comércio ilegal de fios, cabos e equipamentos utilizados na prestação de serviços públicos essenciais, como energia elétrica, telefonia e internet.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, a operação contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Defesa Civil. Ao todo, foram mobilizados 120 policiais e servidores municipais, que cumpriram 24 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais como ferros-velhos, recicladoras e depósitos de sucata metálica.
Durante a fiscalização, foram apreendidos mais de 1,5 tonelada de fios e cabos, muitos deles com procedência confirmada de empresas de telefonia e do DME – Departamento Municipal de Eletricidade, indicando possível receptação de material furtado.
Além da análise da origem dos materiais, os agentes verificaram documentos como alvarás de funcionamento, licenciamento do Corpo de Bombeiros, notas fiscais de entrada e saída, e também observaram irregularidades ambientais, como queima de resíduos e vazamento de óleo nos terrenos inspecionados.
Vários estabelecimentos foram interditados pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria da Defesa Civil devido às infrações constatadas.
Durante a operação, um dos proprietários dos estabelecimentos foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação qualificada. Ele foi conduzido ao Presídio Municipal, onde permanece à disposição da Justiça.
A Operação Mãos de Ferro II reforça o compromisso das autoridades locais no combate a crimes que afetam diretamente os serviços públicos essenciais e o meio ambiente, além de visar a responsabilização de quem alimenta o mercado ilegal de metais.
Fonte/PCMG
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t