Search
Close this search box.

Pesquisa da Unifal, aponta Sul de Minas como melhor região para se viver com qualidade

0
COMPARTILHAMENTOS
393
VISUALIZAÇÕES

Uma pesquisa, realizada pela Universidade Federal de Alfenas (MG), gerou um diagnóstico inicial da identidade dos moradores do Sul de Minas. Com base em características culturais, sociais, econômicas e políticas, os resultados apontaram que a população sul-mineira é, em sua maioria, satisfeita com a qualidade de vida na região.

Segundo o professor Marcelo Rodrigues Conceição, que é coordenador do projeto, a pesquisa foi pensada pelo curso de Ciências Sociais, com objetivo de traçar um diagnóstico sobre a região e verificar se as três grandes regiões metropolitanas que ficam ao redor (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) exercem influência no Sul de Minas.

Sobre a pesquisa

Entre maio e junho de 2022, foram realizadas 1.320 entrevistas com moradores em 20 municípios da região. Com nível de confiança de 95%, a pesquisa contou com coleta domiciliar registrando dados quantitativos. O resultado inicial foi divulgado em fevereiro deste ano.

Entre as informações levantadas há dados sobre perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde.

Em resumo, a pesquisa aponta que na percepção dos moradores, o Sul de Minas é a melhor região para se viver com qualidade, é a região mais rica do estado e conserva bem suas paisagens naturais, e onde os serviços públicos são bem avaliados. Além disso, a família e a religião são pontos essenciais na composição da identidade sul-mineira.

O futuro da pesquisa

Conforme o professor Marcelo, há expectativas que a pesquisa seja retomada e ganhe sequência nos próximos anos. No entanto, ainda não está definida a periodicidade, mas a expectativa é replicá-la ao longo do tempo e, assim, gerar cada vez mais dados sobre o Sul de Minas.

A partir de agora, os pesquisadores devem fazer análises específicas com temas, que futuramente se transformarão em artigos e em relatórios que serão colocados à disposição de quem se interessar.

Fonte: G1

×