Um grupo internacional de pesquisadores, liderado pela UNIFAL-MG, desenvolveu um programa de Inteligência Artificial (IA) chamado SAnDReS 2.0. Este programa utiliza técnicas de aprendizado de máquina para prever a ação de fármacos, analisando como eles interagem com proteínas relacionadas a diversas doenças.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O projeto é coordenado pelos professores Walter Filgueira de Azevedo Jr. e Nelson José Freitas da Silveira, e envolve a colaboração de seis países e dez instituições de pesquisa. A ferramenta facilita a busca por novos medicamentos ao prever o potencial farmacológico de moléculas.
Um dos principais benefícios do SAnDReS 2.0 é sua abordagem moderna no processo de descoberta de fármacos. Além disso, o código de acesso aberto permite que equipes multidisciplinares e internacionais contribuam para o aprimoramento da ferramenta.
Mais informações aqui.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4