“A violência dá sinais”. Esse é o tema da campanha educativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que convida pais e responsáveis a atuarem na prevenção de crimes sexuais que vitimam o público infantojuvenil. A iniciativa marca o Maio Laranja, movimento nacional de ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A campanha também tem o objetivo de aumentar a visibilidade do problema e incentivar a denúncia de crimes. Ela reúne informações sobre os principais sinais de violência, o que caracteriza os abusos sexuais — entre eles a pornografia infantil e o estupro de vulnerável nos meios digitais — e chama a atenção para a forma como o abusador costuma atuar.
Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, o assunto cabe a todos.”Essa é mais uma campanha para a sociedade se envolver e auxiliar a PCMG com denúncias acerca de eventuais violências contra crianças e adolescentes. Denuncie pelo Disque 100, ou de forma anônima no 181 e ainda pelo telefone 197. Estamos prontos para enfrentar juntos a violência sexual infantil em Minas”, assegura.
Para além da repressão, em maio a PCMG intensificará a atuação preventiva com o Projeto Semáforo do Toque, em escolas, creches e outras instituições. De forma lúdica, as crianças aprendem sobre os cuidados com o corpo, como podem se proteger e identificar uma violação, e a quem pedir ajuda.
Fonte: Agência Minas
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7