Nesta quarta-feira (18), a Polícia Federal de Divinópolis deflagrou a Operação Slave, que visa combater o tráfico de pessoas e o trabalho em condições análogas à escravidão.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão nas cidades de Ibiraci (MG), Franca (SP) e Pontalinda (SP), expedidos pela Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso (MG).
Investigação
A operação foi iniciada após um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicar possíveis irregularidades envolvendo o recrutamento de trabalhadores do Norte e Nordeste para Minas Gerais e São Paulo. As investigações revelaram que os envolvidos estariam utilizando fraude para atrair esses trabalhadores, que, ao chegar, eram submetidos a condições precárias de trabalho.
De acordo com a PF, um dos suspeitos já havia sido denunciado por práticas semelhantes no ano passado, na mesma fazenda. Na segunda fiscalização realizada pelo MTE, 27 trabalhadores foram encontrados em condições análogas às de escravo.
Os investigados poderão responder por crimes como redução à condição análoga à de escravo, tráfico de pessoas e associação criminosa. A operação visa garantir a responsabilização dos envolvidos e evitar que novas vítimas sejam submetidas a essa exploração.