A Polícia Militar de Meio Ambiente autuou um proprietário rural em Ipanema, por intervenção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio José Pedro. A fiscalização ocorreu após denúncia de terraplanagem na zona rural, o que mobilizou equipes do 3º Pelotão da PM de Meio Ambiente.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Durante a vistoria, os policiais confirmaram a movimentação de terra e o avanço de um aterro sobre 0,47 hectare da faixa de APP, que por lei deve manter recuo mínimo de 50 metros do curso d’água. Além disso, mesmo com a cobertura de pastagem exótica, o aterro impediu a regeneração da vegetação nativa, configurando infração ambiental.
O proprietário foi identificado e compareceu à sede da Polícia Ambiental, porém não apresentou qualquer licença ou documento que autorizasse a intervenção. Dessa forma, os militares determinaram a suspensão imediata da atividade, emitiram auto de infração com multa e encaminharam o caso à Polícia Civil para as providências legais.
A ação integra a Operação Flora 9, realizada entre os dias 18 e 20 de novembro, que reforça o compromisso da corporação com a proteção dos cursos d’água e do patrimônio ambiental de Ipanema e região.









