Desigualdade na saúde: 44% dos municípios mineiros não têm nem um médico por mil moradores

05/08/2025
em Destaque, Destaque
Desigualdade na saúde: 44% dos municípios mineiros não têm nem um médico por mil moradores

Quase metade dos municípios mineiros têm menos de um médico por mil habitantes. Em todo o estado, apenas 8% das prefeituras atingem a meta recomendada pela OCDE de 3,5 médicos por mil habitantes; apenas 69 cidades alcançam esse padrão.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Os dados mostram que cerca de 44% dos municípios convivem com menos de um médico por mil pessoas. Em muitos lugares do interior, a atenção básica acaba funcionando como pronto-socorro improvisado, mesmo sem ter estrutura adequada.

Estado de Minas Gerais:
Atualmente, o estado apresenta uma média de aproximadamente 3,46 médicos por mil habitantes — crescimento recente, resultado de aumento de 85% no número total de médicos em 13 anos CRMMG. Ainda assim, esse valor fica abaixo dos países da OCDE e abaixo da média nacional de 2,56 médicos por mil pessoas em 2022.

Capitais e interior:
Apesar de o total de médicos crescer, a distribuição é muito desigual. Nas grandes cidades, como a capital, a densidade médica chega a quase 10 médicos por mil habitantes; já no interior, o número cai para cerca de 2,6 médicos por mil.

Regiões do Sul de Minas Gerais:

  • Na região de Passos, a média é de 2,64 médicos por mil habitantes, um pouco abaixo da média do estado.

  • Regiões como Vespasiano/Lagoa Santa têm cerca de 1,83 médicos por mil pessoas, e outras cidades como São João del‑Rei, Três Corações e Teófilo Otoni apresentam taxas entre 1,79 e 1,98.
    Esses índices colocam o Sul de Minas entre as áreas com menor cobertura médica no estado, especialmente fora dos centros urbanos mais desenvolvidos.

Panorama do problema
  • Subnotificação de profissionais: cidades pequenas muitas vezes aparecem com zero médicos registrados, mesmo quando há atendimento de unidades básicas.

  • Excesso de carga sobre a atenção primária: consultas agendadas, atendimentos de urgência e até tratamentos de doenças graves acabam concentradas nos postos básicos, que não contam com estrutura hospitalar.

  • Dificuldade de encaminhamento: transporte é um problema, especialmente em estradas longas e sinuosas. O hospital de referência pode estar a muitas horas de distância, prejudicando o acesso a cuidados mais complexos.

Consequências para a população
  • A falta de médicos e de especialidades médicas compromete a qualidade da atenção à saúde.

  • Sem clínico geral, ginecologista ou pediatra fixos, pacientes acabam sem encaminhamentos adequados.

  • Municípios têm de improvisar atendimentos ou prolongar permanência em unidades sem suporte, o que eleva o risco de complicações.

Para reverter esse cenário, especialistas apontam várias medidas importantes:

  • Planejamento na formação e fixação de médicos, com incentivos ao trabalho em áreas remotas e melhoria das condições de trabalho.

  • Aumento de vagas em cursos de medicina e oferta de mecanismos regionais de atração de profissionais.

  • Melhor estruturação das redes de referência, para garantir transporte e acesso ao hospital em emergência.

  • Governança com monitoramento eficiente, para evitar erros de cadastro e orientar investimentos com base em dados reais.

Apesar de Minas ter aumentado o número de médicos nos últimos anos, a distribuição ainda é muito desigual. O interior do estado, em especial o Sul e regiões pequenas, sofre com a falta de profissionais: quase metade dos municípios tem menos de um médico por mil habitantes. O acesso à saúde básica e especializada continua prejudicado, exigindo ação integrada do governo e políticas direcionadas para garantir atendimento de qualidade em todo o estado.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Rádio Onda Sul Rádio aplicativo
0
COMPARTILHAMENTOS
99
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: #sus #saudepublica #saude

Relacionado Posts

Cavalo solto provoca acidente na MG-050 e deixa dois feridos
Destaque

Cavalo solto provoca acidente na MG-050 e deixa dois feridos

01/05/2026
Inscrições para Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato são prorrogadas até 31 de maio
Destaque

Inscrições para Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato são prorrogadas até 31 de maio

01/05/2026
Colégio Monsenhor Mário Araújo Guimarães promove palestra sobre golpes digitais para alunos de Carmo do Rio Claro
Destaque

Colégio Monsenhor Mário Araújo Guimarães promove palestra sobre golpes digitais para alunos de Carmo do Rio Claro

01/05/2026
Incêndio atinge prédio em Varginha e bombeiros resgatam cão em situação de risco
Destaque

Incêndio atinge prédio em Varginha e bombeiros resgatam cão em situação de risco

01/05/2026
Próximo Post
|VÍDEO| Júlio Mario chega ao Japão, fala sobre a emoção de representar o Brasil e agradece apoio de Carmo

|VÍDEO| Júlio Mario chega ao Japão, fala sobre a emoção de representar o Brasil e agradece apoio de Carmo

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.