Pesquisar
Pesquisar

Raiva em MG: mortes em humanos reforçam a importância da vacina

28/09/2023
em Destaque, Minas Gerais, Saúde
Raiva em MG: mortes em humanos reforçam a importância da vacina

O número de mortes humanas provocadas pelo vírus raiva em Minas Gerais liga um alerta e reforça a importância da vacinação no Dia Mundial de Combate à Raiva, celebrado nesta quinta-feira (28 de setembro). Desde 2022, o Estado registrou cinco óbitos, quatro no ano passado e um neste ano. “A gente tem visto acontecer, e não era para ver nenhum”, afirma a professora titular de Doenças Infeciosas e Parasitárias da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jacy Andrade.

O desejo da especialista de que não houvesse mortes humanas por raiva tem explicação: existe vacina para a doença, que não tem cura e leva à morte em quase 100% dos casos. O imunizante é capaz de fornecer segurança e evitar a contaminação. Minas Gerais, por exemplo, entre 2012 e 2022, conseguiu se manter sem mortes em humanos pela doença.

“A vacina é extremamente segura. Pode ser usada em pessoas grávidas, imunossuprimidas, não tem contraindicação, a menos que a pessoa tenha alergia a algum ingrediente”, afirmou a professora. Segundo ela, o ideal é que as pessoas busquem atendimento sempre que passarem por uma situação de exposição de risco.

“Pessoas com atividades profissionais mais expostas precisam se vacinar, para que, se um acidente acontecer, elas estejam protegidas”, afirma Andrade. Neste grupo estão, por exemplo, veterinários, zootecnistas, pessoas que trabalham com animais em geral, entre outros. Essa é a chamada profilaxia pré-exposição.

Já aqueles que não atuam em atividades de risco, mas se envolvem em acidentes com cães, gatos, morcegos, vacas, cavalos, entre outros, devem procurar atendimento médico o mais rápido possível. “Tudo vai depender da situação, do contexto, onde aconteceu, como foi. A mensagem importante é: se você é uma pessoa que teve um acidente, precisa conversar com um profissional de saúde”, afirma.

Doença fatal

A professora Jacy Andrade reforça que o período de incubação da raiva, quando não ocorre a vacinação, pode ir de dias a semanas. “Mas quando o quadro se instala, o indivíduo não ultrapassa duas a três semanas [e morre]. Considerada fatal, a doença não tem cura, mas é 100% prevenida se a prevenção for feita da maneira adequada”, adverte.

Desde 2022, 224 animais com raiva foram registrados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Todos morreram. Foram 141 bovinos, 15 equinos, 64 morcegos, um cão, um felino, um mico e um ovino. Em humanos, também não houve casos de pessoas diagnosticadas com o vírus e que sobreviveram.

Vacinação de cães e gatos

Os animais de estimação devem ser vacinados com regularidade uma vez por ano. As campanhas de imunização são organizadas pelas prefeituras. Em Belo Horizonte, o município segue com a vacinação de cães e gatos ao longo desta semana em alguns postos de imunização na capital. Os endereços e horários podem ser verificados no portal da PBH.

Em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, a população não deve tocar ou tentar remover e é necessário acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada, além de iniciar as ações preventivas e de bloqueio. Os telefones para solicitar o recolhimento são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156.

Fonte: O Tempo 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

0
COMPARTILHAMENTOS
210
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: humanosmgraivavacina

Relacionado Posts

VÍDEO: Rede Globo aposta no doce carmelitano: Rita Doceira é entrevistada em programa do GNT
Destaque

VÍDEO: Rede Globo aposta no doce carmelitano: Rita Doceira é entrevistada em programa do GNT

27/08/2025
Fonte: Johnson Dias/Agência Brasil
Destaque

Debate sobre vício em jogos é preocupação do setor e será abordado no BiS SiGMA 2026

27/08/2025
Supermercado é interditado pela Vigilância Sanitária após flagrante de irregularidades
Destaque

Supermercado é interditado pela Vigilância Sanitária após flagrante de irregularidades

27/08/2025
VÍDEO: Mulher é atropelada por carro em alta velocidade e fica em estado grave
Destaque

VÍDEO: Mulher é atropelada por carro em alta velocidade e fica em estado grave

27/08/2025
Próximo Post
Mega-Sena acumula e prêmio do próximo concurso vai a R$ 9 milhões

Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado nesta quinta (28); veja como jogar

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo