Capitólio comemora 75 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 27. Segundo o prefeito do município, Cristiano Geraldo da Silva, a cidade terá eventos musicais e culturais que incluem dois shows, sendo um com DJ e outro de dupla sertaneja, além da realização de feiras.
“Nós vamos preparar ainda um trio elétrico, com a participação da feira ‘Terra Nostra’, com comidas e bebidas típicas daqui. A ‘Feira da Praia’ que iniciou no ano de 2023 também funcionará, onde os turistas e munícipes podem visitar”, disse o prefeito.
“Capitólio tem muito a comemorar neste 27 de dezembro, além dos 75 anos de emancipação política, vamos comemorar a vida de toda nossa população. Depois de tudo o que passamos, após uma pandemia, além da queda da pedra no ano passado, esse ano ainda tivemos um alagamento. Mas graças a Deus, a gente chega ao final de mais um ano”, afirma Cristiano.
Segundo ele, o ano de 2023 foi de muitos desafios para Capitólio, que exigiu ações emergenciais e obras não previstas no orçamento municipal. “A questão do alagamento foi um dos fatos principais que mais prejudicaram a nossa questão orçamentária. Estamos conseguindo finalizar o ano com o salário em dia e pagando os fornecedores”, aponta.
De acordo com o prefeito, o turismo é fundamental para a economia do município. Ele também ressalta o aumento na procura por hospedagem e na consolidação de Capitólio como referência de turismo responsável. “Capitólio está sendo referência para outras cidades turísticas se adaptarem e terem um turismo de mais responsabilidades. Então a gente fica muito feliz com isso”, afirmou.
Em 2023, o município teve um pequeno aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segundo o prefeito, por conta de resultado do Censo 2022, o que propicia avanços na infraestrutura, por exemplo. “A gente deu início em algumas obras que vão melhorar a mobilidade da nossa população e do nosso turista que acessa aqui em Capitólio. Dentre as obras, destacamos melhorias em ruas, o início da obra da Avenida Sanitária e a conclusão de projetos aguardados, como a fisioterapia e de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei’s)”, disse.
“O presente que a comunidade vai receber da administração é ter organizado as contas em 2023. No ano de 2024 terá muita coisa para sair que foi engatilhada neste ano. Muitas obras de infraestrutura que vão ser iniciadas para que a população tenha melhor qualidade de vida no município”, disse o prefeito.