A Santa Casa de Misericórdia de Passos segue fortalecendo seu compromisso com o acolhimento e a promoção de direitos. Em parceria com o Cartório de Registro Civil, a maternidade do hospital conta com uma Unidade Interligada (UI), que garante a emissão gratuita da certidão de nascimento ainda durante a internação da mãe e do bebê, sem a necessidade de deslocamento até o cartório.
A UI já funciona há alguns anos e integra uma política pública nacional que visa desburocratizar o acesso ao registro civil de nascimento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
Além de facilitar o processo e evitar filas, deslocamentos e custos adicionais, o serviço garante que o recém-nascido tenha acesso imediato a um dos seus primeiros direitos: o reconhecimento legal como cidadão. A certidão de nascimento é essencial para inclusão em serviços de saúde, programas sociais e benefícios previdenciários.
Para realizar o registro, é necessário apresentar:
– RG e CPF originais do pai e da mãe;
– Certidão de nascimento de cada um dos pais, ou certidão de casamento;
– Declaração de Nascido Vivo (DNV), entregue pelo médico.
Vale lembrar que, caso a mãe compareça sozinha para o registro, será necessário apresentar a certidão de casamento atualizada, emitida há menos de 90 dias. O serviço de Registro Civil é totalmente gratuito e representa mais um exemplo de como a parceria entre instituições pode beneficiar diretamente a população, promovendo dignidade e cidadania desde os primeiros minutos de vida.
Fonte/Passos Online
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3G