SEBRAE EXPLICA: Saiba como preparar sua empresa para novas regras de saúde mental e ergonomia

Sebrae destaca que cada tipo de empresa terá obrigações específicas sobre riscos ocupacionais

21/05/2026
em Destaque, Destaque
SEBRAE EXPLICA: Saiba como preparar sua empresa para novas regras de saúde mental e ergonomia

A partir de 26 de maio, as empresas brasileiras devem estar de acordo com as instruções da Portaria MTE nº 1419. A Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) do documento foi atualizada na parte de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), em especial a inclusão dos riscos psicossociais e de ergonomia para os trabalhadores.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Ou seja, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte devem considerar os impactos de saúde mental nos empregados. Porém, cada tipo de empresa terá obrigações diferentes. Todos os MEIs estão dispensados de elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), por exemplo.

Microempresas e empresas de pequeno porte podem ser dispensadas da elaboração do PGR desde que não possuam riscos físicos, químicos e biológicos classificados como graus de risco 3 ou 4, segundo a NR-04.

Edgard Fernandes, analista de Competitividade e Especialista em Direito Tributário do Sebrae

A NR-01 obriga a consideração de riscos psicossociais e fatores ergonômicos no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Pequenos negócios que tenham trabalhadores em atividades com pressão psicológica, metas abusivas ou condições estressantes devem agora reavaliar e registrar esses fatores em nova declaração digital.

Quem não se adequar à norma pode sentir o prejuízo no bolso. “A empresa poderá ficar sujeita à atuação da inspeção do trabalho, incluindo autos de infração, notificações, exigência de adequação e demais medidas administrativas cabíveis, nos termos da legislação trabalhista aplicável, inclusive multa”, alerta Edgard.

Confira abaixo as principais ações recomendadas pelo Sebrae para os pequenos negócios:

  1. Verificar obrigatoriedade do PGR
    Confirmar se a atividade está dispensada do PGR conforme a lista oficial da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT);
  2. Fazer levantamento de perigos e riscos (ainda que simplificado)
    Mesmo desobrigadas do PGR formal, as empresas devem fazer um levantamento mínimo de riscos para garantir segurança e evitar autuações;
  3. Incluir fatores psicossociais e ergonômicos
    Considerar aspectos como estresse, metas abusivas, postura inadequada e repetitividade das tarefas;
  4. Registrar e documentar medidas de prevenção
    Em planilhas simples ou relatórios, com identificação de riscos e ações adotadas;
  5. Promover treinamento básico de SST
    Ainda que simplificado, o treinamento inicial deve ocorrer, com emissão de certificado conforme previsto na NR-01;
  6. Atualizar documentação a cada 2 anos
    Ou sempre que houver mudanças nos processos, acidentes ou adoção de novas tecnologias;
  7. Firmar contratos com cláusulas de segurança do trabalho claras
    Especialmente quando prestam serviços para terceiros, com responsabilidade sobre riscos mapeada.

O que diz o texto atualizado da portaria?

As empresas devem considerar, entre outros pontos: o acompanhamento contínuo das rotinas e das relações sociais no trabalho; canais permanentes e anônimos para que os trabalhadores possam se manifestar, além de espaços de escuta para sindicatos e comissões internas de prevenção de acidentes; e a criação de espaços seguros de diálogo sobre as condições de trabalho.

Também é necessário adotar políticas organizacionais que garantam:

  • igualdade no ambiente de trabalho, sem discriminação por gênero, raça ou posição hierárquica;
  • combate a qualquer forma de assédio sexual, moral ou violência;
  • oferta de apoio psicológico aos trabalhadores;
  • capacitação de gestores e lideranças para reduzir o sofrimento mental das equipes; e
  • treinamentos acessíveis a todos sobre temas como reconhecimento do estresse, resiliência emocional e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t
0
COMPARTILHAMENTOS
10
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: dicasempresasebrae

Relacionado Posts

Polícia Civil investiga caso de mulher encontrada morta em cima da cama
Destaque

Grupo com maioria feminina é preso por tráfico na região

21/05/2026
Foto: Reprodução / Acervo Pessoal
Destaque

Mineiro do Sul de Minas conquista o topo do Everest

21/05/2026
Suspeito de roubo com o uso de revólver é preso
Destaque

Suspeito é baleado pela PM após assalto na região

21/05/2026
“Vai morrer”: homem é preso após perseguir, invadir e tentar explodir a casa da ex
Destaque

“Vai morrer”: homem é preso após perseguir, invadir e tentar explodir a casa da ex

21/05/2026
Próximo Post
Foto: Reprodução / Acervo Pessoal

Mineiro do Sul de Minas conquista o topo do Everest

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.