Search
Close this search box.

SELO VERDE: Governo cria incentivo para empresas sustentáveis

0
COMPARTILHAMENTOS
61
VISUALIZAÇÕES

O Programa Selo Verde Brasil, instituído pelo decreto 12.063, foi publicado nessa terça-feira, 18, no Diário Oficial da União e prevê a identificação de produtos e serviços com os princípios de sustentabilidade. O Governo Federal acredita que a iniciativa irá promover a chamada neoindustrialização nacional, estimulando o crescimento da economia verde, do mercado de produtos sustentáveis, fomentando a inovação e a economia circular no país.

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

O Selo Verde será voluntário e poderá ser obtido para produtos que atendam aos critérios de sustentabilidade socioambiental a serem definidos em norma técnica que será elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre os critérios, devem ser incluídos àqueles relacionados à rastreabilidade da produção, pegadas de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética. O Selo Verde Brasil será concedido por certificadoras que serão acreditadas pelo Inmetro. A iniciativa contribuirá ainda com a redução de custos do processo produtivo e diminuição ou até mesmo eliminação de múltiplas certificações.

O projeto acompanha uma tendência mundial de fomento à economia verde. Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, esse é um dos pilares da Nova Indústria Brasil. “Precisamos preparar nosso mercado, nacional e internacionalmente, para as exigências da transformação ecológica, trabalhando na consolidação da cultura de consumo de produtos e serviços sustentáveis”, concluiu.

O Programa contemplará assistência técnica e capacitação para as empresas participantes adaptarem o seu processo produtivo aos novos critérios. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão os principais parceiros para essa ação. As pequenas e microempresas também serão contempladas pelo Programa. A previsão é que as primeiras normas sejam publicadas até o primeiro semestre de 2025.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

×