2023 mal começou e já trouxe em seu calendário a tão famosa sexta-feira 13, mas você sabe de onde surgiu essa superstição? Nesta reportagem vamos contar quatro possíveis origens, que são as mais conhecidas.
De acordo com as superstições, a sexta-feira 13 é um dia repleto de azar, onde coisas ruins são mais propensas a acontecer. Entretanto, não há um consenso sobre como a data ganhou esta fama. Hoje existem quatro teorias de quais seriam as origens da sexta-feira 13 e que podem explicar todo este receio por trás do dia.
Uma das origens tem relação com o cristianismo, de acordo com a teoria, a sexta-feira 13 é um dia ruim, porque Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e a última ceia dele, antes da crucificação, contou com a presença de 13 participantes: ele e os doze apóstolos.
Já a mitologia nórdica tem duas possíveis origens: a primeira delas conta que o deus Odin ofereceu, em uma sexta-feira, um banquete para 12 convidados. Loki, conhecido como o deus da trapaça e da discórdia, não foi convidado, mas ficou sabendo do encontro. Ele então teria matado um dos participantes, fazendo com que todos passassem a acreditar que um encontro entre 13 pessoas em uma sexta-feira sempre terminaria em tragédia.
A outra origem da mitologia conta que a igreja católica teria demonizado Frigga, a deusa da fertilidade e esposa de Odin, para forçar a conversão dos bárbaros que invadiram a Europa no período medieval. Por conta disso, Frigga teria se unido ao demônio e a outras 11 bruxas e juntos os treze saiam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
A última origem vem da história da monarquia francesa. Segundo ela, o rei Felipe IV sentiu que seu poder estava ameaçado pela influência da igreja no país e que por conta disso, ele tentou se filiar na ordem religiosa dos cavaleiros templários, mas foi recusado. Com raiva, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.
Apesar das origens conhecidas, a data só foi ficar imortalizada e ganhar tanta repercussão com o cinema norte-americano, que lançou, nos anos 80, o filme de terror ‘Sexta-feira 13’ protagonizado pelo serial killer Jason Voorhees, que atacava suas vítimas nesta mesma data.