Nesta segunda-feira, 19 de agosto, os amantes da astronomia e curiosos terão a oportunidade de testemunhar um fenômeno deslumbrante: a superlua azul. O evento acontece quando a Lua cheia aparece maior e mais brilhante no céu, resultado do perigeu, período em que o satélite natural está mais próximo da Terra.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
No Brasil, o fenômeno poderá ser visto a partir das 15h25, mas a melhor observação será ao anoitecer. E o melhor de tudo: não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar o espetáculo, bastando apenas estar em locais com céu limpo, sem nuvens.
As superluas, que podem ser cheias ou novas, ocorrem entre uma e seis vezes por ano, dependendo da distância da Lua em relação à Terra, já que sua órbita é elíptica, e não circular. Isso faz com que o satélite ora se aproxime, ora se afaste em sua trajetória ao redor do planeta.
“Todas as luas cheias nascem no horizonte a leste, quando o sol se põe a oeste, e se põem a oeste quando o Sol nasce a leste. Por isso, é possível observar a Lua durante toda a noite”, explicou uma astrônoma. Um fato interessante é que, no dia 14 de novembro de 2016, ocorreu a superlua mais próxima da Terra desde 1948. Já o próximo evento que trará a Lua Cheia ainda mais perto do planeta será em 25 de novembro de 2034.