A Prefeitura de Boa Esperança, em Minas Gerais, decretou estado de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (28) devido ao surto de dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. Com o decreto, as autoridades estão autorizadas a adotar medidas administrativas e assistenciais para conter o surto, como a aquisição de insumos, materiais e contratação de agentes de combate a endemias.
Caso um responsável pelo imóvel se recuse a permitir a visita dos agentes, ele será notificado e terá 24 horas para autorizar o acesso dos profissionais. Caso contrário, será multado. Se o imóvel estiver fechado durante as tentativas de visita, o responsável será informado por meio de um aviso fixado na fachada ou em local visível do imóvel.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Boa Esperança registrou 345 casos prováveis de dengue, mas ainda não houve mortes. Até o momento, não há registros de casos de chikungunya, zika e febre amarela na cidade. A adoção dessas medidas visa prevenir e controlar a disseminação dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Fonte: G1