Search
Close this search box.

Torneio de bubalinos da Expass bate recorde mundial com 39,8 kg

0
COMPARTILHAMENTOS
1.2k
VISUALIZAÇÕES

O 3º Torneio Leiteiro de Bubalinos da Expass Agro registrou um novo recorde mundial, na noite da última sexta-feira, 28, com a produção de 39.820 gramas na Feira de Agronegócio realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural). O feito ficou por conta do animal de número 1702 do produtor Thiago Mansfeld, de Piquete (SP), que produziu as 39.820 gramas de leite e superou um animal paquistanês que detinha o recorde anterior, com 37 quilos em duas ordenhas, conforme publicação do site Dialoque Pakistan.

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

O resultado positivo para a raça foi acompanhado por criadores do Brasil e de países da América Latina. O SinRural premiou os campeões na categoria vaca com um carro 0 km e na categoria novilha com uma moto. A Expass Agro termina neste domingo, 30, com o Leilão de Elite para pecuária leiteira.

O Torneio Leiteiro de Bubalinos foi criado na gestão do ex-presidente Darlan Esper Kallas, que abriu espaço para um segmento em crescimento na produção leiteira no município de Passos e região. Ele lembrou na final do evento, o início tímido com a participação de apenas seis animais e a vitória deste ano com a presença de 20 animais na competição e a quebra de recorde mundial.

O presidente do Sindicato, Elder Maia dos Reis, destacou a importância desse resultado para os participantes do torneio e para os criadores de búfalos. “O nosso torneio está com um nível genético muito elevado. Isso é uma alegria para nós. Eu parabenizo a diretoria anterior, na pessoa do Darlan, que acreditou no Torneio Leiteiro de Bubalinos, um mercado em expansão no Sudoeste de Minas. E na edição deste ano tivemos a quebra de recorde mundial, foi fantástico. Esses resultados mostram a força desse segmento e do agronegócio brasileiro”.

Mercado

A pesagem do leite e a pesquisa dos números de produção mundial foram acompanhados pelo médico veterinário da Associação dos Criadores de Búfalos do Brasil (ABCB), Renato Amaral, que permaneceu durante todo o evento conferindo a produção dos animais.

Para o produtor, Thiago Mansfeld, vencedor nas duas categorias, vaca e novilha, e bicampeão, pois é o vencedor também do torneio de 2023, a conquista é resultado de muito trabalho e a paixão por produzir leite.

“Eu herdei essa paixão do meu avô, que foi também um grande selecionador de búfalos. Quando eu dei sequência ao trabalho dele já tinha percorrido 20 anos de seleção e eu continuo esse trabalho há 20 anos, investindo também em novos processos e na tecnologia, melhorando a alimentação e aprendendo, também, com as práticas adotadas com os bovinos. Nós preparamos os animais para esta competição. O fato de estar nesse torneio já é uma vitória, estar entre os produtores trocando experiências. O prêmio é a cereja do bolo. Fechamos a nossa participação com chave de ouro”.

O médico veterinário da ABCB, Renato Amaral, destacou o crescimento na criação de búfalos no Sudoeste de Minas e a grande procura por informações do setor durante a Expass Agro.

“Este Torneio é importantíssimo e alguns fatos nos impressionaram. Primeiro, a organização do sindicato, a produção de quase 40 kg pela vaca do Thiago e da sua novilha que chegou a 28 kg em duas ordenhas. Durante o evento, dos 20 animais participantes dez animais produziram acima de 20 kg nas ordenhas do dia, o que mostra a evolução genética e o aumento da produção”.

Segundo Renato, esses resultados desmistificam o potencial da raça para produzir. “Porque muitos não acreditam no potencial dos búfalos para a produção e esses resultados tendem a movimentar ainda mais o torneio do próximo ano.

Renato também destacou o crescimento do mercado de lácteos e a primeira exportação de produtos derivados para os Estados Unidos, ocorrida há um mês. Ele ainda ressaltou que criadores da América Latina que acompanharam o Torneio através dos contatos da ABCB serão convidados a virem ao Brasil no próximo ano, para acompanhar o Torneio de Passos.

Fonte: Clic Folha

Foto/divulgação

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

 

×