Bem além das rotineiras indicações e discussão de projetos, o trabalho do Presidente de Câmara envolve a gestão do Poder Legislativo. No fim de dezembro, o vereador Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista, encerra o seu mandato de dois anos frente a administração da Casa de Leis carmelitana. Dentre as ações que executou nesse período, as condutas voltadas para transparência, cidadania e valorização do servidor são as que mais se destacam. Formaram a Mesa Diretora com o presidente o vice-presidente Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância), o 1º secretário Wilber Pitol Moura e o 2º secretário Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos da padaria).
Em 07 de janeiro de 2022 a Câmara de Carmo do Rio Claro inaugurava o seu próprio sistema de transmissão. A partir de então, todas as reuniões e eventos promovidos pelo Poder Legislativo passaram a ser transmitidos em tempo real e a serem armazenados nas plataformas de transmissão para consultas posteriores. A decisão do presidente Marcos do Joaquim Batista amplificou o uso da internet para levar informação e transparência à população.
Com o intuito de melhorar a chegada das informações sobre os atos dos vereadores até a população, o presidente Marcos reestruturou a forma de divulgação das notícias por meio das redes sociais, WhatsApp e site oficial. Seguindo a agilidade do mundo contemporâneo, a equipe de comunicação passou a promover programas de até 01 minuto com temas discutidos nas sessões semanais da câmara. A internet então ficou repleta de conteúdo informativo.
No entanto, é sabido que existe uma parcela da população que ainda não é totalmente integrada a essa tecnologia. Havia ainda aqueles que eram privados do acesso às informações da Câmara carmelitana. Pensando nisso, Marcos do Joaquim Batista estendeu a divulgação dos programas de 01 minuto para o rádio. Em 05 de abril de 2022 ia ao ar, pelas ondas da Rádio Onda Sul, as primeiras notícias do Poder Legislativo carmelitano. Desde então, três vezes ao dia – às 06h30, 11 h e 18h30 –, de segunda a sexta-feira, informações diversas são divulgadas pelo veículo de comunicação.
Faltava ainda um público a ser atendido: os moradores da zona rural. Era necessário um canal que chegasse a toda essa população e que promovesse o acesso integral às reuniões ordinárias da câmara, principal sessão do Poder Legislativo. E então, no dia 03 de outubro, a Rádio Difusora FM passou a transmitir ao vivo e de maneira integral as reuniões ordinárias. O resultado dessa decisão é sentido pelos próprios vereadores que, com frequência, relatam comentários de pessoas que escutam as sessões pelo rádio. “O que a gente sonhou e sempre quis foi uma câmara inclusiva, uma câmara com o cidadão mais perto dela possível. E durante esses dois anos a gente veio buscando alternativas para poder chegar a uma posição melhor nesse quesito, de levar a informação ao munícipe, essa publicidade, essa transparência e levar ao cidadão, ao carmelitano todo o trabalho que a gente faz em prol da população”, diz o presidente Marcos.
Incentivo ao servidor
As mudanças que geraram mais transparência aos atos do Poder Legislativo também geraram aumento de tarefas para os servidores do legislativo. As transmissões dos eventos da Casa hoje são feitas pelos profissionais da câmara que trabalham em revezamento para que a informação chegue precisa e completa aos munícipes. E para acompanhar as ideias inovadoras da gestão, os servidores também precisaram se dedicar a novas tarefas.
Em compensação, o presidente da Câmara formulou o projeto e, com o apoio da Mesa Diretora, defendeu a necessidade de se aprovar o Plano de Carreira para os servidores efetivos. No fim do ano passado, foi aprovado pelos vereadores sendo motivo de comemoração por parte dos funcionários da Casa.
Um último ato em prol do servidor, como forma de agradecimento e incentivo à continuidade dos trabalhos, os vereadores aprovaram e o presidente da câmara deferiu a entrega de cestas natalinas a todos os servidores da Casa.
Na parte estrutural, Marcos ainda promoveu o concurso para a vaga de agente financeiro e patrimonial e processo seletivo para cadastro reserva a ser utilizado em caso de licenças. Essa decisão traz equilíbrio para o Poder Legislativo que não ficará desfalcado, nem sobrecarregará os servidores.
Questionado sobre a importância que ele dá aos servidores, o presidente responde que aprendeu a liderar pessoas, não ações. “O presidente da Câmara, o líder da equipe, ele não consegue fazer as ações, quem realiza todas as ações, quem realmente trabalha resolvendo todos os problemas, é a equipe. Então, para mim, é primordial essa valorização da equipe, porque uma equipe valorizada, ela te traz retorno. O presidente é ordenador de despesas, ordenador de todas as funções, é o líder. E eu sempre tive comigo que o líder ele não tem que ser líder de ações, ele tem que ser líder de pessoas. Ele tem que liderar o grupo e o grupo é que vai trabalhar e realizar tudo”.
Educação cidadã
O prestígio pela educação cidadã é uma marca da vereança de Marcos do Joaquim Batista. Em seu mandato como presidente, é coautor da Lei que institui o Parlamento Jovem no âmbito do Poder Legislativo e principal incentivador da instalação e evolução do projeto nesses dois anos. O PJ é voltado para estudantes do ensino médio que participam de oficinas e eventos sobre o funcionamento do Poder Legislativo (e demais poderes) e sobre o tema escolhido pelos jovens a cada ano. Mais do que participar, eles são agentes e criam e discutem propostas que são encaminhadas para as câmaras municipais e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em 2021, a pandemia fez com que a maioria das atividades fossem realizadas de maneira remota. Mas em 2022, as atividades presenciais retornaram e muito pode ser feito. A Câmara carmelitana foi pioneira e sediou um evento regional no seu segundo ano de participação. Integrantes do PJ de cinco cidades estiveram presentes na Plenária Microrregional e receber essa etapa do projeto, realizado em âmbito estadual, foi motivo de muita alegria para o presidente e para o Legislativo.
Neste ano também, um dos participantes do PJ de Carmo do Rio Claro representou o município na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, na ALMG. O presidente Marcos acompanhou o jovem parlamentar nos três dias de evento.
É sempre necessário lembrar que Marcos é também o proponente do projeto que criou a Câmara Mirim, voltada para estudantes do ensino fundamental, e visando mostrar às crianças como funciona o Poder Legislativo e como ela pode agir para melhorar o espaço em que ela vive. “A gente já tinha lá atrás o Câmara Mirim e a gente conseguiu estender esse programa e iniciar o Parlamento Jovem. Estamos no segundo ano do Parlamento Jovem, vários frutos colhidos. A gente observa o quão importante é esse projeto de educação cidadã, poder despertar no jovem o interesse, não só pela política, mas principalmente pelo social, em poder fazer com que ele entenda que ele faz parte e ele pode modificar a sociedade onde ele vive e que a gente pode fazer dele protagonista”, reforça Marcos.
Balanço da gestão
Muito foi realizado nesta gestão que termina em 31 de dezembro de 2022. Marcos do Joaquim Batista tem uma frustração, mas antes de citá-la, é importante deixar registrado um grande sucesso desse mandato: a criação da Galeria de Vereadoras. No dia 08 de março deste ano, além de homenagear as mulheres, o presidente inaugurou a galeria cujo objetivo é estimular a participação do público feminino nas eleições e no Poder Legislativo. A inauguração reuniu todas as mulheres que já ocuparam e ocupam uma cadeira na Câmara.
No dia 25 de julho deste ano, o presidente recebia o projeto da primeira fase da reforma que seria executada no prédio do Legislativo. Previa reparar os problemas no telhado que trazem transtornos e estragos nos períodos de chuva e melhoras na estruturação do prédio. A não realização dessa reforma devido a questões burocráticas é a grande frustração do presidente, mas ele confia que o projeto será efetivado pelo próximo. “A gente não realizou tudo o que queria. A gente vem em uma luta muito grande e pelo jeito não vai conseguir finalizar neste ano ainda a licitação para a reforma e ampliação do prédio. Mas eu confio na próxima Mesa, confio no próximo presidente e esse trabalho não será parado e será finalizado em 2023 para que a gente possa ter, cada vereador, a sua sala, um prédio digno para receber os munícipes, trazendo mais conforto e principalmente segurança para todos os nossos colaboradores, para toda a equipe, isso é muito importante”.
Para terminar esses dois anos a frente da Câmara carmelitana, o presidente Marcos deixa seus agradecimentos a toda Mesa Diretora que o apoiou durante toda a gestão e aos servidores que trabalharam e não mediram esforços para executar tudo o que foi proposto pelo presidente. “Tenho que agradecer demais da conta a Mesa Diretora, os membros, com quem a gente tem um contato mais estreito. Não que os outros sejam menos importantes, mas a gente tem um contato mais estreito com a Mesa Diretora. O meu vice-presidente, agora o presidente eleito da Casa, o Cristian, auxiliou demais, tendo em vista a distância que a gente estava, distrito/cidade, estamos falando de 29 km. Então, nem sempre a gente podia estar presente, mas podia contar com essa Mesa. Seja com o Wilber Secretário, o Carlinhos como segundo secretário e o Cristian como vice-presidente. No mais, a gente agradecer, uma satisfação enorme, os laços de amizade que a gente tinha dentro da Casa e com os novos vereadores vem ampliando. E grato por tudo, a todos os servidores por tudo que têm feito, por toda dedicação, agradecer do fundo do coração. E que 2023/2024 a gente possa terminar esse mandato nessa paz, nessa tranquilidade e com muita confiança em Deus de que coisas boas estão por vir para CRClaro”, finaliza o presidente Marcos do Joaquim Batista.