Vacinação contra coqueluche é reforçada em MG

02/12/2024
em Destaque, Destaque
Vacinação contra coqueluche é reforçada em MG

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), intensifica a vacinação contra a coqueluche a partir desta segunda-feira, 02, até 31 de março de 2025.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A ação visa proteger públicos que lidam diretamente com grávidas, recém-nascidos e crianças de até três meses que ainda não foram vacinadas. Serão disponibilizadas mais de 220 mil doses da vacina dTpa para os 853 municípios mineiros.

O público-alvo da campanha inclui profissionais de saúde pública e privada, doulas e trabalhadores de berçários e creches que cuidam de crianças até quatro anos de idade. Para se vacinar, os profissionais devem apresentar documento de identificação e comprovação de atuação à unidade de saúde. A campanha busca prevenir casos graves de coqueluche e reduzir óbitos por essa doença imunoprevenível.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024 foram notificados 991 casos suspeitos de coqueluche, com 439 confirmados e dois óbitos. A vacina é fundamental para prevenir a coqueluche, especialmente em crianças de até seis anos, e a meta de cobertura vacinal é de 95%. Entre janeiro e agosto de 2024, a cobertura vacinal no estado chegou a 87,6% para a vacina pentavalente e 87,62% para a vacina DTP. A vacina dTpa para gestantes alcançou 94,02% de cobertura vacinal.

A coqueluche é uma doença transmitida por contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem coriza, febre leve e tosse que pode evoluir para uma tosse severa e persistente. A vacinação é essencial para evitar a transmissão e proteger a saúde pública.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

0
COMPARTILHAMENTOS
83
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: Governo de Minas Geraissaúdesecretaria de estado da saúdevacina

Relacionado Posts

Bombeiros auxiliam mãe em parto domiciliar e realizam primeiros cuidados com recém-nascido
Destaque

Bombeiros auxiliam mãe em parto domiciliar e realizam primeiros cuidados com recém-nascido

16/06/2026
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Destaque

VÍDEO: Comerciante e mãe denunciam agressão durante abordagem policial em adega de Passos

16/06/2026
Motorista de aplicativo é morto durante assalto na BR-459, no Sul de Minas
Destaque

Motorista de aplicativo é morto durante assalto na BR-459, no Sul de Minas

16/06/2026
Aeronave do Corpo de Bombeiros realiza transferência de paciente de Nova Resende para Passos
Destaque

Aeronave do Corpo de Bombeiros realiza transferência de paciente de Nova Resende para Passos

16/06/2026
Próximo Post
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.