VÍDEO | Carmelitana lança livro que conta parte da história colonial do Brasil

20/08/2023
em Carmo do Rio Claro - MG, Cultura, Destaque
VÍDEO | Carmelitana lança livro que conta parte da história colonial do Brasil

A historiadora e carmelitana Fernanda Eugênia Martins Azevedo, lançou na tarde deste sábado (19), seu livro, intitulado “Companhia de Jesus no Brasil de Filipe II: a atuação jesuítica junto aos colonos para a manutenção do ordenamento social e entronização da Casa de Habsburgo no Brasil (1580-1598)”. O evento aconteceu no centro de eventos, Train Station, do conhecido Waldetali Soares de Lima em Carmo do Rio Claro.

Sua obra é particularmente relevante, pois enquanto grande parte da historiografia brasileira se concentra na evangelização e conversão dos ameríndios por parte dos jesuítas durante o período colonial, Fernanda opta por focar em um universo diferente. Ela explora a missão dos jesuítas tratados para os colonos, bem como o sacerdote dessa missão na consolidação do governo espanhol no Brasil durante os primeiros anos da União Ibérica.

Baseando-se em uma variedade de documentos históricos produzidos pelos inacianos, o livro de Fernanda não apenas apresenta uma análise aprofundada dessas fontes, mas também fornece respostas para questões cruciais sobre o processo colonizador do Brasil. Sua pesquisa indica que o relacionamento dos jesuítas com os colonos não se restringe somente às diferenças sobre os ameríndios. Era, de fato, uma peça-chave no ordenamento social e político, tornando a missão jesuítica um elemento essencial no projeto de colonização.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

0
COMPARTILHAMENTOS
679
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: brasilcolonialfernandahistorialivro

Relacionado Posts

Apostas registradas no Sul de Minas estão entre as premiadas da quadra no jogo da Quina
Destaque

Resultado da Quina 7038 tem ganhador em Carmo do Rio Claro

02/06/2026
VÍDEO I URGENTE: Tempestade de granizo atinge município de Ilicínea
Destaque

VÍDEO I URGENTE: Tempestade de granizo atinge município de Ilicínea

01/06/2026
VÍDEO I URGENTE: Colisão entre caminhões e SW4 deixa três feridos na MG-050
Destaque

VÍDEO I URGENTE: Colisão entre caminhões e SW4 deixa três feridos na MG-050

01/06/2026
Homem é preso após ameaçar jovem com arma de fogo
Destaque

Homem é preso após ameaçar jovem com arma de fogo

01/06/2026
Próximo Post
Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.