Os Pequenos Cantores de Passos estão representando a cidade no 18º Congresso Nacional Pueri Cantores do Brasil, realizado na cidade histórica de Santa Luzia (MG). O evento, que começou no dia 23 de julho e segue até domingo (27), reune corais de várias regiões do país, promovendo uma rica troca cultural entre crianças e adolescentes através da música sacra e erudita.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Antes de chegar ao destino final, o grupo realizou uma breve parada em Belo Horizonte, onde visitou pontos turísticos como o Mineirão, a Praça da Liberdade e o Planetário da UFMG. “Temos o costume de incluir passeios culturais sempre que o coral viaja. É uma forma de ampliar o repertório de experiências dos nossos jovens”, destaca um dos coordenadores do projeto.
O congresso conta com a participação de outros nove corais, principalmente de Minas Gerais e do Paraná. Durante o evento, todos os grupos interpretam juntos a Missa de Lobo de Mesquita, em um grande momento de integração musical. Além disso, cada coral tem a chance de apresentar um repertório próprio no tradicional Concerto de Gala.
Neste ano, os Pequenos Cantores encantaram o público com três peças: Lacrimosa, de Mozart; Pátria Minas, de Marcus Viana; e a canção Somewhere Only We Know dabanda Keane, que emocionou a plateia.
O congresso termina neste domingo (27) com uma missa solene no Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia. A participação no congresso é considerada uma grande oportunidade de formação musical, social e humana. “É um momento valioso para os nossos jovens, que têm a chance de conhecer outros corais, trocar vivências e explorar novos lugares e culturas — algo que muitas vezes está fora da realidade cotidiana deles”, reforça a coordenação.
O projeto dos Pequenos Cantores de Passos é viabilizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e conta ainda com o engajamento da comunidade. A viagem foi possível graças à realização de rifas, doações e contribuições voluntárias das famílias envolvidas.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t