A voçoroca, que é o processo avançado da erosão, atingiu o complexo industrial na cidade de Machado. O fenômeno geológico é provocado pela passagem de grandes volumes de água, devido às chuvas no início do ano, o solo não aguentou e cedeu.
De acordo como secretário de Obras de Machado, o problema começou na administração passada. Mesmo depois de tanto tempo, a obra da recuperação o local já saiu do papel. O município chegou a conseguir um financiamento de 10 milhões para o início das obras.
O problema que já existe há 3 anos pode piorar devido ao período chuvoso. Quanto mais água, maior a voçoroca. Quando a primeira empresa chegou ao distrito, ainda não havia documentação de licença ambiental. O Ministério Público entrou com uma ação pedindo a paralisação das obras do distrito até o licenciamento. Atualmente, o município já tem essa documentação.
A prefeitura já injetou R$ 4 milhões no local. Sendo feita a infraestrutura inicial de drenagem, pavimentação, meio-fio, sarjeta, e energia elétrico do local. O restante da obra de drenagem está em fase de projeto.
A erosão causa ainda inúmeros prejuízos para a natureza. Além dos danos ambientais, esse tipo de erosão causa perdas na biodiversidade local. A solução do problema não é tão simples, pois é necessária uma análise detalhada da região.