Depois de intoxicações e apreensões, São Tomé das Letras registra alívio nos casos ligados a ‘doces mágicos’

29/12/2025
em Destaque, Destaque
Depois de intoxicações e apreensões, São Tomé das Letras registra alívio nos casos ligados a ‘doces mágicos’

Depois de uma série de intoxicações e apreensões, São Tomé das Letras (MG) encerrou 2025 com alívio nos casos ligados aos chamados “doces mágicos”. Ao longo do ano, a cidade turística do Sul de Minas viveu uma mobilização intensa após registros de problemas de saúde associados ao consumo de alimentos com possíveis substâncias alucinógenas.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

O alerta começou em março, quando a Prefeitura de São Tomé das Letras passou a orientar turistas a não consumirem produtos conhecidos como “brisadeiros”, “brigaconha”, brownies e outros doces artesanais. Nos dois primeiros meses do ano, ao menos 13 visitantes procuraram atendimento médico após ingerir os alimentos, apresentando sintomas como alucinações, vômitos, diarreia, náusea, mal-estar, boca seca, palpitações e dor no peito.

Segundo a administração municipal, os produtos eram vendidos sem autorização e sem procedência garantida. Além disso, havia suspeita de que pudessem conter cannabis, drogas sintéticas, cogumelos alucinógenos, medicamentos psicotrópicos e até substâncias químicas perigosas. Especialistas alertaram que o consumo dessas substâncias misturadas a alimentos aumenta os riscos, já que a absorção pelo organismo é mais lenta e prolonga os efeitos.

Ainda em março, a situação levou a uma operação da Polícia Militar, que resultou na apreensão de quase 400 unidades de produtos suspeitos, entre doces, cogumelos e outros itens com indícios de presença de drogas. Dez pessoas foram detidas, ouvidas e liberadas, e o material foi encaminhado para investigação na delegacia responsável pela região.

Com isso, a prefeitura intensificou campanhas de conscientização junto a comerciantes e turistas. Três meses após o início das ações, a Vigilância Sanitária e a Vigilância em Saúde informaram que não houve novos atendimentos médicos relacionados ao consumo desses doces no município.

A coordenação da área destacou que o foco principal sempre foi a proteção da saúde pública e a tentativa de reduzir a repercussão negativa que o tema trouxe para a imagem da cidade. Por se tratar de alimentos artesanais vendidos informalmente, a atuação ocorreu principalmente por meio de orientação, fiscalização e denúncias, com apoio das forças de segurança quando havia indícios de crime.

Por fim, o balanço de 2025 aponta que as medidas adotadas ajudaram a conter o problema. A expectativa do município é manter a fiscalização e as ações educativas para garantir a segurança dos visitantes e preservar a vocação turística de São Tomé das Letras no Sul de Minas.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Rádio ao vivo
0
COMPARTILHAMENTOS
198
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: brisadeirosdoces mágicosintoxicação alimentarpolícia militarsão tomé das letrassul de minasturismo em Minas Geraisvigilância sanitária

Relacionado Posts

Guarda Municipal recupera equipamentos e sacas de café furtados em sítio no Sul de Minas
Destaque

Guarda Municipal recupera equipamentos e sacas de café furtados em sítio no Sul de Minas

17/04/2026
Oscar Schmidt morre aos 68 anos e deixa legado histórico no basquete mundial
Destaque

Oscar Schmidt morre aos 68 anos e deixa legado histórico no basquete mundial

17/04/2026
Clube dos 30 promove avaliação com representante do Corinthians em Carmo do Rio Claro
Destaque

Clube dos 30 promove avaliação com representante do Corinthians em Carmo do Rio Claro

17/04/2026
VÍDEO: Polícia Civil prende homem por armazenar pornografia infantil em cidade da região
Destaque

VÍDEO: Polícia Civil prende homem por armazenar pornografia infantil em cidade da região

17/04/2026
Próximo Post
Veículo furtado há quase 10 anos é recuperado em Conceição da Aparecida

Veículo furtado há quase 10 anos é recuperado em Conceição da Aparecida

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.