O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta de “grande perigo” devido à onda de calor que afeta Carmo do Rio Claro e outras 199 cidades mineiras.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O aviso, emitido nesta terça-feira (10 de setembro), estende o alerta por mais três dias, com previsão de altas temperaturas que podem chegar a 5ºC acima da média habitual.
Além das altas temperaturas, Minas Gerais enfrenta outro desafio: 553 municípios estão sob alerta de “grande perigo” devido à baixa umidade relativa do ar.
Essa condição agrava o risco à saúde da população, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A recomendação é de redobrar os cuidados, como a hidratação constante, evitar atividades físicas intensas ao ar livre e, se possível, utilizar umidificadores de ar em ambientes fechados.
A onda de calor deve se estender até sexta-feira (13), quando o alerta será revisto. Além de Minas Gerais, os estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas também enfrentam condições climáticas semelhantes.