Search
Close this search box.

Campanha de vacinação começa em Minas, com ‘vacimóveis’ e metas para municípios

0
COMPARTILHAMENTOS
121
VISUALIZAÇÕES

Começou neste sábado (21) e vai até o próximo dia 4 a campanha nacional de vacinação em Minas. Com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos, a ação oferece imunizantes contra a hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outros. Belo Horizonte terá o “dia D” da vacinação no próximo sábado (28), com várias ações.

As novidades deste ano, visando a ampliação da imunização no Estado, estão a compra de 253 “vacimóveis”, ações “extramuros” e bonificação para as cidades que atingirem os níveis de proteção recomendados.

Nova Lima por exemplo, município visitado pelo secretário secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, neste sábado, já recebeu R$ 400 mil e está comprando o vacimóvel, carro volante que estará visitando praças na cidade para ampliar a imunização. Minas investiu mais de R$ 100 milhões na compra das vans para os “vacimóveis”.

Muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso nossas crianças e adolescentes não se vacinem, como é o caso do sarampo e também da poliomielite, que causa a paralisia infantil. No Brasil, a vacinação já erradicou doenças como a polio – que voltou em países como os Estados Unidos. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as doses, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, foram encaminhadas de acordo com a demanda dos municípios.

A multivacinação é uma estratégia que visa facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento, simplificando a visita dos pais ou responsáveis às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização do cartão de vacinação, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação.

 

×