Search
Close this search box.

Empréstimo consignado do INSS tem nova taxa de juros a partir desta 4ª; confira

0
COMPARTILHAMENTOS
363
VISUALIZAÇÕES

O teto de juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser 1,80% a partir desta quarta-feira (13), conforme resolução do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) publicada pela Previdência Social em 6 de dezembro.

A taxa estava em 1,84% ao mês para o empréstimo pessoal consignado. Para o cartão de crédito consignado e o cartão de benefício, os juros caem de 2,73% ao mês para 2,67%. Pelas regras, os bancos podem cobrar menos, não mais do que o teto estabelecido. Caso discorde da taxa, a instituição financeira pode deixar de oferecer o consignado.

Os juros têm caído conforme há redução na Selic, que é a taxa básica da economia. Nesta quarta (13), o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para redefinir a nova Selic. As apostas são de queda de meio ponto percentual, saindo dos atuais 12,25% para 11,75%, mas a confirmação sairá só no final da tarde.

As reduções têm desagradado o setor bancário, que chama a atitude de “falta de responsabilidade com a política de crédito”, culpando diretamente o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que tem defendido a queda nos juros todas as vezes que a Selic cair.

“A conduta do ministro da Previdência Social em nada dialoga com os esforços da equipe econômica do governo, que vem adotando várias medidas corretas para melhoria do ambiente de crédito no país”, diz nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A federação afirma que os juros têm caído de forma “artificial”, prejudicando os aposentados.

Fonte: O Tempo 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

×