Pesquisar
Pesquisar

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos com véu e hábito

09/04/2024
em Brasil, Destaque, Sem categoria
Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos com véu e hábito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (8) regra que passa a permitir que os motoristas usem itens de vestuário que cubram parte do rosto e da cabeça na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que seja por motivos religiosos, de crença, queda de cabelo decorrente de doenças ou tratamento médico.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

De acordo com a Resolução nº 1.006, os itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos, e relacionados à queda de cabelo por causa de doenças e tratamento médico poderão ser utilizados nas fotos usadas para tirar o documento ou renová-lo, porém a face, a testa e o queixo precisam ficar visíveis.

A legislação mantém a proibição para utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus nas fotos da carteira de motorista.

Em fevereiro deste ano, a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que informava a intenção do governo federal de alterar as normas sobre trajes religiosos em fotos da CNH. Na ocasião, a AGU argumentou que medida é para respeitar a liberdade religiosa e facilitar o reconhecimento dos cidadãos pelas autoridades de segurança pública, além de ressaltar que não é vedado o uso de roupas religiosas para emissão da carteira de identidade e do passaporte.

No mesmo mês, o STF iniciou julgamento de ação sobre permissão para uso de trajes religiosos que cobrem rosto e cabeça em fotografias de documentos oficiais.  O processo teve origem após uma freira ser impedida de tirar a foto para renovação da CNH vestida com o hábito religioso, em Cascavel (PR).
Fonte: Hoje em Dia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
0
COMPARTILHAMENTOS
265
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: carteiraCNHcontrantransito

Relacionado Posts

Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos
Destaque

Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos

26/08/2025
Apostador do Sul de Minas ganha mais de R$ 500 mil na Lotofácil
Destaque

Aposta de R$ 3,50 registrada em Minas Gerais leva prêmio milionário da Lotofácil

26/08/2025
Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária
Destaque

Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária

26/08/2025
sirene viatura
Destaque

Adolescente denuncia estupro e idoso de 65 anos é preso

26/08/2025
Próximo Post
VÍDEO | PM de Alpinópolis homenageia idoso do Lar São Vicente de Paulo

VÍDEO | PM de Alpinópolis homenageia idoso do Lar São Vicente de Paulo

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo