Os eleitores de Guapé (MG) irão às urnas neste domingo, 6 de julho, para escolher o novo prefeito e vice-prefeito do município em uma eleição suplementar convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O novo pleito foi necessário após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), o mais votado nas eleições de 2024, devido à cassação de seu mandato como vereador em 2022, o que o tornou inelegível.
Ao todo, 11.006 eleitores estão aptos a votar. A votação ocorrerá das 8h às 17h, em 36 seções eleitorais distribuídas pela cidade. De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Guapé, o processo seguirá os mesmos moldes de uma eleição regular, com a convocação de mesários e o uso de 14 urnas de contingência, garantindo a normalidade da votação.
Enquanto a nova gestão não é definida, o município permanece sob administração interina do presidente da Câmara Municipal, Handerson Ribeiro (PL).
Três chapas disputam os votos da população:
Luís Fernando de Oliveira e Ingrid Amaral (Progressistas);
Pedro Luiz Simões (PL) e Antônio Divino da Cunha (PSDB), pela coligação A Verdadeira Renovação (PL e federação PSDB-Cidadania);
Rayza Câmara e Celso Oliveira Freitas, ambos do Republicanos.
Eleitores que estiverem ausentes no domingo poderão justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título até o fim do dia. Após esse prazo, a justificativa poderá ser apresentada até o dia 4 de setembro, em qualquer cartório eleitoral da região ou também por meio do aplicativo.
