Guaxupé oficializa protocolo unificado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

21/05/2025
em Destaque, Destaque
Guaxupé oficializa protocolo unificado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Em um marco importante na proteção da infância e adolescência, o município de Guaxupé formalizou nesta segunda-feira (19) a implantação do Fluxograma Municipal de Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas e/ou testemunhas de abuso ou violência sexual. A cerimônia de assinatura do termo de compromisso entre as instituições da rede de proteção e a Prefeitura aconteceu na sede do Executivo, um dia após o 18 de Maio — data nacional de combate ao abuso sexual infantil.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

O documento estabelece um protocolo padronizado e intersetorial que visa garantir atendimento humanizado, ágil e eficiente às vítimas, evitando a revitimização e promovendo a responsabilização dos agressores. A partir de agora, todas as instituições envolvidas — como Santa Casa, Polícia Penal, Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e o Judiciário — atuarão de forma integrada, seguindo etapas definidas de escuta especializada, encaminhamento e proteção.

A criação do fluxograma foi coordenada pelo Comitê Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, em conformidade com a Lei Federal nº 13.431/2017, que institui o sistema de garantias de direitos das vítimas ou testemunhas de violência.

Durante a solenidade, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Renata Valéria Rocha Fernandes, ressaltou a relevância da medida. “Com esse compromisso, Guaxupé reafirma seu papel como cidade que prioriza a infância e enfrenta com seriedade os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou.

A iniciativa representa mais do que uma diretriz administrativa: é um avanço concreto na defesa da dignidade e dos direitos de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade.

Fonte/fotos/prefeitura de Guaxupé

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

0
COMPARTILHAMENTOS
56
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: adolecentecriançasguaxupeprefeitura

Relacionado Posts

Operação Ponto Cego: Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende adolescente em Paraguaçu
Destaque

Polícia Civil instaura inquérito para apurar morte de homem de 30 anos

25/04/2026
Colisão frontal entre dois carros deixa cinco feridos no Sul de Minas
Destaque

Colisão frontal entre dois carros deixa cinco feridos no Sul de Minas

25/04/2026
Homem morre após ser baleado em ação policial no Sul de Minas
Destaque

Homem morre após ser baleado em ação policial no Sul de Minas

25/04/2026
Motorista morre após ser atropelado e esmagado pelo próprio caminhão
Destaque

Motorista morre após ser atropelado e esmagado pelo próprio caminhão

25/04/2026
Próximo Post
Homem é preso por furto e menor apreendido por receptação em Carmo do Rio Claro

Indivíduos furtam café em propriedade rural no Castelhanos em Carmo do Rio Claro

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.