O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nova resolução que exige que todos os médicos informem seus vínculos com setores da indústria da saúde, como farmácias, laboratórios e fabricantes de equipamentos, por meio da plataforma do Conselho Regional de Medicina (CRM).
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A medida, aprovada em reunião plenária no final de agosto e publicada nesta segunda-feira, 02, no Diário Oficial da União, entrará em vigor em 180 dias.
A resolução abrange desde contratos formais de trabalho até consultorias, participação em pesquisas e atuação como palestrantes remunerados. Segundo o CFM, o objetivo é aumentar a transparência e prevenir conflitos de interesse que possam influenciar decisões clínicas, garantindo que as práticas médicas sejam conduzidas dentro de parâmetros éticos e legais.
Além disso, os médicos deverão declarar seus conflitos de interesse em situações públicas, como entrevistas e eventos médicos. A medida visa assegurar que a população tenha acesso a informações imparciais e baseadas em evidências, reforçando a confiança na classe médica.
Fonte: Agência Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4