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Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem é tema de oficina do PJ Carmo

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As oficinas temáticas do Parlamento Jovem 2024 foram iniciadas na última quinta-feira (16) no PJ  Carmo do Rio Claro. O Mestre em física e diretor da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, Thalles Abreu Mezêncio, abriu as discussões trabalhando o subtema “Melhorias do ambiente do ensino-aprendizagem”. Os estudantes, neste ano, apresentarão propostas buscando atuar na melhora do ensino escolar e as oficinas são ferramentas importantes para elaboração dessas propostas.
Na primeira oficina temática, os estudantes fizeram um verdadeiro passeio pela evolução da tecnologia no mundo e no ambiente escolar. Do quadro-negro ao uso da Inteligência Artificial em sala de aula, o mestre em física apresentou dispositivos e aplicativos que atuam para aprimorar o ambiente de aprendizado. “Eu amei a palestra de ontem, achei que foi muito informativa. Descobri várias coisas que eu não tinha ideia de que existiam. A melhor parte foi quando nós vimos como mexia em alguns sites para estudo, e quando ele falou sobre as tecnologias”, disse Danielly Marques Rodrigues, estudante do 1º ano do Instituto de Educação e Cultura (IEC).
Outros fatores que interferem ou auxiliam na relação ensino e aprendizagem foram trazidos pelo professor Thalles, que levou os estudantes a refletir nas posturas que os agentes da educação, como estudantes e professores, têm ou podem vir ter; nas formas de avaliação dessa aprendizagem; no ambiente escolar em que estão inseridos e onde gostariam de estar. “A palestra com o diretor Thalles foi muito gratificante, pude notar que necessitamos de conhecimento e do ensino escolar, já que ninguém nasce sabendo. Além do diretor nos falar sobre ensino escolar, ele falou também sobre tecnologia e isso foi algo que me incentivou bastante, pois notamos a capacidade humana de evoluir a cada dia através do conhecimento que é ensinado”, disse Davi Lucas do Carmo Costa, do 2º ano da Escola Monsenhor Mário.
Ao fim da oficina, os estudantes receberam a Constituição Federal organizada e impressa do país que eles criaram na última oficina do PJ. A produção do documento envolveu pesquisa, organização, trabalho em equipe e votação dos artigos. Na semana que vem a discussão sobre os temas voltados para as melhorias na educação continuam com a debate sobre o subtema “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”.
Fonte: Câmara Municipal

Fotos: Câmara Municipal

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