Search
Close this search box.

Ministério amplia idade de vacinação contra a dengue

0
COMPARTILHAMENTOS
243
VISUALIZAÇÕES

O Ministério da Saúde divulgou, na manhã desta quinta-feira, 18, a estratégia temporária para aplicação de vacinas contra a dengue que estão próximas ao vencimento. Foi definido que os municípios com doses próximas do vencimento (30 de abril) podem ampliar a vacinação para as faixas etárias de 6 a 16 anos. Este volume do imunizante foi doado ao Brasil em fevereiro de 2024.

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Caso os municípios ainda permaneçam com baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento poderão ser estendidas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. A nota do Ministério ressalta que a medida só deve ser adotada em caso de necessidade, para que não haja perda do imunizante.

Aqueles que forem contemplados por meio deste plano de ação terão a segunda dose garantida. “Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote, permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, pontua Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Mais vacinas

A terceira remessa da vacina da dengue contemplou 686 municípios do país. Ao todo, 930 mil doses foram distribuídas. Dessa forma, as cidades inicialmente contempladas puderam continuar a estratégia de vacinação junto às novas beneficiadas.

A Pasta adquiriu todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. Até o final deste ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de doses, permitindo a vacinação de 3,2 milhões de pessoas com as duas doses que completam o esquema vacinal.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

×