Pesquisar
Pesquisar

Número de brasileiros na malha fina já cresceu 32% em 2024

24/06/2024
em Brasil, Destaque, Economia
Número de brasileiros na malha fina já cresceu 32% em 2024
Balanço parcial da Receita Federal sobre as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano mostra que as garras do Leão estão mais afiadas do que nunca. No país, até a semana passada, exatas 1.807.022 prestações de conta já tinham caído na malha fina – 32,21% a mais do que em 2023, quando 1.366.778 ficaram retidas.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A diferença tende a crescer, já que o total de declarações enviadas ao Fisco ainda vai aumentar. Os gaúchos, por exemplo, poderão mandar os dados até 30 de agosto, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Para o restante dos brasileiros, o prazo terminou em 31 de maio.

Além disso, há contribuintes que encaminham os documentos fora do prazo, mesmo pagando multa. Em 2023, a Receita recebeu 43,4 milhões de declarações. Em 2024, até agora, foram 42,9 milhões.

A Receita não detalhou o motivo para o aumento das retenções – que correspondem, até o momento, a 4,2% do total de acertos enviados.

Por meio de nota, informou que os números referentes à malha fiscal são dinâmicos, pois as declarações ainda estão em processamento. A divulgação do balanço oficial final está prevista para setembro, só acontecendo após a liberação do último lote de restituição.

Por aqui

Em Minas, os contribuintes “reprovados” já chegam a 170 mil. O número corresponde a 4% do total de prestações de contas feitas até agora.

No ano passado, por exemplo, entre março e setembro a Receita recebeu 4.182.617 declarações de mineiros, e 121 mil delas foram retidas – 2,9% do total de documentos entregues em 2023.
De um ano para o outro, já são 49 mil mineiros a mais.

Como saber se caí na malha fina?

O contribuinte não precisa esperar a comunicação do governo para saber se caiu na malha fina.

Basta conferir o extrato no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Para ter acesso ao site, é preciso informar ou o certificado digital (se tiver um), o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha, e verificar a(s) pendência(s).

Ao entrar no e-CAC, clicar em “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, e na declaração de 2024.

No ano passado, os principais motivos de retenção em malha fiscal foram deduções (58,1%), estando as inconsistências principalmente nas despesas médicas (42,3% do total de motivos de retenção).
Em seguida, com 27,6 % dos casos, estava a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.

Outros 10% diziam respeito a divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.

E em 4,3% o problema estava em deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

0
COMPARTILHAMENTOS
590
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: finaimpostoleaomalhareceita

Relacionado Posts

Tribunal de Contas aprova realização da Marcha para Jesus feita pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro
Destaque

Tribunal de Contas aprova realização da Marcha para Jesus feita pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro

27/08/2025
Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos
Destaque

Peão de cidade do Sul de Minas é campeão na categoria “bareback” em Barretos

26/08/2025
Apostador do Sul de Minas ganha mais de R$ 500 mil na Lotofácil
Destaque

Aposta de R$ 3,50 registrada em Minas Gerais leva prêmio milionário da Lotofácil

26/08/2025
Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária
Destaque

Prefeitura de Alfenas rebate Hospital Alzira Velano sobre dívida milionária

26/08/2025
Próximo Post
Sindicato de Docentes decide por encerramento de greve do ensino superior

Sindicato de Docentes decide por encerramento de greve do ensino superior

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo