Piracema em bacias hidrográficas do Sul de MG: Regras e restrições para a pesca

Pescadores devem estar cientes das regras durante o período da piracema nas águas do Sul de Minas

02/11/2023
em Destaque, Gerais, Sul de Minas
Piracema em bacias hidrográficas do Sul de MG: Regras e restrições para a pesca

Iniciando em 1º de novembro, os pescadores das bacias hidrográficas do Sul de Minas têm um motivo para ficar alertas: a piracema chegou e se estenderá até fevereiro de 2024. O termo “piracema”, de origem Tupi, significa “subida do peixe” e ocorre com diversas espécies de peixes que nadam contra a correnteza em busca de locais adequados para desova, possibilitando a reprodução.

Durante esse período, é importante que os pescadores estejam cientes das regras e restrições para a pesca, a fim de preservar as espécies nativas e evitar desequilíbrios ecológicos. As principais proibições durante a piracema incluem:

  • A captura, transporte e armazenamento de espécies nativas ficam proibidos.
  • É restrita a utilização, porte, guarda e transporte de peixes sem couro ou escamas, o que dificulta a identificação nas áreas de pesca.
  • Espécies como “barbado”, “piau”, “mandi”, “traíra” e outras estão proibidas de serem capturadas.
  • A comercialização dos peixes capturados durante o período de defeso é vetada, com cotas estabelecidas para a pesca profissional exclusivamente para consumo familiar.
  • Pesca é proibida em locais próximos a desembocaduras de rios, córregos, lagoas marginais e barragens de hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras.
  • Competições de pesca, como torneios e campeonatos, não são permitidas.
  • O uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança, está proibido.
  • Animais aquáticos, incluindo peixes, camarões, caramujos, caranguejos, vivos ou mortos (inteiros ou em pedaços), não podem ser usados como iscas.

No entanto, durante a piracema, algumas práticas de pesca são permitidas:

  • É permitida a pesca de espécies não nativas da bacia ou espécies híbridas, como apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa, corvina, sardinha-de-água doce, piranha preta, tilápias, tucunaré e zoiudo.
  • O uso de linha de mão, vara simples, caniço com molinete ou carretilha, com o uso de iscas naturais e artificiais, é permitido.
  • Cada pescador licenciado pode utilizar até cinco varas ou caniços.
  • A captura e transporte de 3 kg de peixes, mais um exemplar, por dia ou jornada de pesca, é permitida.

É fundamental que os pescadores respeitem essas regulamentações durante o período de piracema para garantir a preservação das espécies nativas e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos nas bacias hidrográficas do Sul de Minas.

Fonte: G1

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

0
COMPARTILHAMENTOS
3.1k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: peixespiracemasul de minas

Relacionado Posts

Idosa de 81 anos é atropelada em faixa de pedestres no centro de Alfenas
Destaque

Idosa de 81 anos é atropelada em faixa de pedestres no centro de Alfenas

11/09/2026
Prefeitura de Carmo do Rio Claro promove ações de conscientização sobre saúde mental nas escolas
Destaque

Prefeitura de Carmo do Rio Claro promove ações de conscientização sobre saúde mental nas escolas

11/09/2026
AGENDA CULTURAL
Destaque

AGENDA CULTURAL: Show com Maiara e Maraisa, Festival de Inverno em Muzambinho e mais!

11/09/2026
Desfile de 7 de Setembro é suspenso em Alfenas como medida preventiva contra escabiose
Destaque

Alfenas encerra ponto de apoio para casos de escabiose após redução na procura

11/09/2026
Próximo Post
Condutor perde controle de veículo e colide com duas carretas

Condutor perde controle de veículo e colide com duas carretas

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.